Naturatins é novamente notificado e fiscais se negam a trabalhar sem condições

Em nova notificação, Sisepe informa que devido a omissão do órgão, nenhum fiscal ambiental sairá de sua regional para atender qualquer denúncia se o veículo não estiver em condições mínimas de uso...

Coletes salva-vidas não devem ser usados
Descrição: Coletes salva-vidas não devem ser usados Crédito: Divulgação

Após denúncias das más condições de trabalho dos fiscais ambientais da Gerência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Sisepe notificou novamente o órgão nesta quinta-feira, 10, para resolver a situação.

Outro problema de manutenção que teria gerado até denúncia de dano ambiental, na fossa séptica da sede, foi resolvido ainda nesta quarta-feira, 9. “A fossa foi consertada com dinheiro pago pelo Sindicato (Sisepe). Era só o caminhão vir aqui e fazer a limpeza da fossa, mas eles não fizeram”, a informação é do diretor de base e fiscal do Naturatins, Juslei Caetano.

"O que os trabalhadores estão pleiteando são melhores condições de trabalho para os fiscais. Nós notificamos o Naturatins e mostramos que não está tendo manutenção", afirmou o fiscal.

Ele lembrou que o Sindicato já havia notificado o Naturatins na última quinta-feira, 3, com prazo de 72 horas para que o presidente do órgão, Alexandre Tadeu Rodrigues, respondesse. "Mas até hoje não respondeu. Nada".

O Sisepe informou que fez uma nova notificação extrajudicial nesta quarta, 9, ao presidente do órgão e enviou, também, um ofício ao secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, solicitando, em caráter de urgência, o agendamento de uma reunião para tratar do assunto.

Desta vez a notificação informa ao presidente que, devido à omissão quanto aos problemas dos servidores públicos em questão, nenhum fiscal ambiental sairá de sua regional para atender qualquer denúncia se o veículo não estiver em condições mínimas de uso, inclusive com os documentos devidamente pagos.

Segundo o Sisepe, a notificação também pontua que as fiscalizações fluviais não serão realizadas se os barcos não estiverem devidamente registrados na Capitania dos Portos, com iluminação, boia de salvatagem, remos, motor de popa revisado e coletes salva-vidas novos.

Outra orientação do Sisepe é que os fiscais que não possuem escala de 24h não saiam em diligências após as 18h30.

“Estamos há mais de um ano sem uma pessoa para fazer limpeza no nosso local de trabalho. Os veículos estão com os documentos atrasados, as embarcações que nós trabalhamos não tem condições de trafegar, não são registradas junto a capitania dos portos, não tem iluminação, não tem colete salva-vidas, que é um material essencial de segurança. As carretinhas estão com as iluminações todas estragadas ou quebradas; falta revisão nos motores de poupa. Os computadores não tem memória suficiente para o nosso trabalho que exige anexo de fotos nos relatórios; ar-condicionado não funciona”, afirmou Juslei Caetano.

 

Naturatins responde

O Naturatins informou por meio de nota que, devido à denúncia, o órgão estará mudando a estrutura física e logística da Gerência Regional de Palmas, localizada na Base da Graciosa, para a sede do Instituto ou a locação de um espaço adequado. A respeito dos equipamentos, o órgão informou que a compra de alguns já está em andamento e outros aguarda apenas a entrega.

Confira nota do Naturatins na íntegra.

 

O Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins esclarece a este veículo de comunicação que em relação à denúncia sobre as más condições de trabalho, desde a estrutura física e logística na Gerência regional de Palmas, localizada na Base da Graciosa, tomou por medida a desativação da unidade e a transferência dos servidores, o mais breve possível, para a sede do Instituto ou a locação de um espaço adequado.

Quanto aos equipamentos, estão em andamento processos administrativos para a aquisição de coletes, salva-vidas, boias, remos, equipamentos de comunicação, tais como rádio comunicador e outros; a aquisição de vestimentas, computadores, nobreak, câmeras digitais, GPS e outros equipamentos, que serão distribuídos conforme a necessidade do órgão, sendo estes últimos já contratados e aguardando a entrega dos equipamentos.

 

 

Comentários (0)