Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Terezinha Ribeiro da Silva, aos 64 anos. Nascida em 1960, no Vão do Mutum, em Taquaruçu, Palmas/TO, Terezinha fez parte da história da caravana de nordestinos que chegou do Piauí ao Tocantins em 1959, na qual vieram seus pais. Professora aposentada, violeira autodidata e cristã, dedicou sua vida à educação, à cultura e à fé.
Moradora atuante na comunidade do Assentamento Entre Rios, lutou incansavelmente pela construção da escola local, onde exerceu a função de diretora da Escola Estadual Rural Entre Rios, em Palmas/TO. Também presidiu a Associação da APAER Entre Rios e trabalhou na extensão da escola em Buritirana, Palmas/TO, sempre pautando sua trajetória pelo compromisso com a coletividade e pela defesa de melhorias para o homem do campo, a agricultura familiar e a educação rural.
Com seu violão e viola de buriti, transmitia alegria e tradição; com sua fé, transmitia força e esperança. Deixa um legado imenso de amizade, resiliência, coragem, superação e serviço à comunidade, marcado também por sua atuação em Taquaruçu, onde se tornou referência de união e solidariedade.
Nos últimos cinco anos, enfrentou com bravura uma dura batalha contra um câncer de mama com metástase pulmonar e óssea, mantendo-se firme na fé e no amor à vida.
Terezinha deixa o esposo, três filhos, dois netos e uma história inspiradora. Era mãe da cantora, compositora e escritora Edi Ribeiro, orgulho que levava com carinho e admiração, e cuja trajetória também carrega a força, a fé e a cultura herdadas de sua mãe.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
(2 Timóteo 4:7)
Te amo Mãe!
18/11/1960
13/08/2025
Comentários (0)