Em continuidade as ações de melhoria no atendimento à saúde na Capital, o prefeito Raul Filho e o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, entregam a nova sede da Unidade Pré- Hospitalar da Região Sul Gerson Pires de Aguiar, nesta quinta-feira, 6, às 18 horas. A nova sede da UPA Sul fica localizada na Avenida Perimetral 2, no Jardim Aureny. A Unidade Pré-Hospitalar iniciará os atendimentos de urgência e emergência na próxima 6ª-feira, às 7 horas da manhã, quando será realizada a transferência total dos serviços da antiga sede.
Investimentos
Na construção da sede da Upa Sul foram investidos apenas na estrutura fisíca, R$ 5.189.089,11 milhões, sendo 52,95% (2.747.889, 11) de recursos próprios da Prefeitura e 47,05 (2.441.200,00) do Ministério da Saúde. Além da transferência de equipamentos da antiga UPA, foram investidos, com recursos do Ministério da Saúde, mais R$ 735 mil, em novos equipamentos.
Estrutura ampliada
A nova sede da UPA Sul conta com 2 mil metros quadrados de área construída, composta de 50 leitos para atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências 24 horas, todos os dias da semana. Sala de observação masculina, feminina e pediátrica. Além do espaço físico, a nova sede terá ampliada a capacidade média de atendimentos diários, que passará de 350 para 500 pacientes por dia.
A nova sede oferecerá também, além de uma ampla estrutura física, recepção com mais assentos, sala de gesso, para atendimento dos pacientes com fraturas ósseas, sala exclusiva para reidratação oral e dois novos espaços com a estrutura necessária para o isolamento de pacientes adultos e infantis com suspeita de doenças contagiosas.
A nova UPA Sul também terá a ampliação de outros serviços, como sala de diagnóstico de imagens (Raio X) 24 horas e laboratório de análises clínicas também 24 horas, que deverá agilizar o atendimento dos pacientes a espera de exames. Também passará a funcionar em regime de plantão 24 horas a farmácia de dispensação interna de medicamentos.
Atendimento
Todos os atendimentos da nova sede da unidade de atendimento pré-hospitalar da região Sul serão regulados conforme o Sistema de Classificação de Risco de Urgências e Emergências. O Sistema serve de modelo para outros municípios e prioriza o atendimento de pacientes conforme a prioridade do quadro clínico. Na nova sede da UPA Sul, as salas de emergência com classificação amarela e vermelha estão separadas, garantindo o conforto e a segurança necessária para os pacientes durante o tempo de permanência dos mesmos no local.
Segundo o arquiteto da Semus responsável pelo projeto, Alexandre Paixão, as instalações da UPA Sul foram pensadas para dar acessibilidade para portadores de deficiência física e conforto para funcionários e população. “O projeto definiu detalhes importantes que conferem as paredes, teto e bancadas a completa higienização para a prevenção de infecções hospitalares. Mobiliário novo e acomodações mais espaçosas tornam o ambiente para funcionários mais confortável com a iluminação e a climatização necessária”, informa o arquiteto.
Já o secretário da Saúde, Samuel Bonilha, ressalta que o projeto da nova UPA da região sul obedece as normas da Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, inclusive de padronização visual. “Estamos entregando à população uma estrutura de qualidade, com os ambientes necessários para possibilitar atendimento de qualidade a demanda de usuários do Sistema Único de Saúde, contemplando ainda com mais conforto e segurança nossos usuários e servidores”, assegura o secretário.
(Da assessoria da Semus)
Comentários (0)