OABTalk faz debate sobre proteção e avanços no combate à violência contra a mulher

O encontro reuniu advogadas, advogados, estudantes, autoridades e representantes de instituições parceiras comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento da advocacia feminina

Crédito: Divulgação OAB/TO

O Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins recebeu nesta quinta-feira, 9, mais uma edição do OABTalk. Realizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Tocantins, o evento é dedidado ao diálogo, reflexão e inspiração, nesta oportunidade fez alusão ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

 


O encontro reuniu advogadas, advogados, estudantes, autoridades e representantes de instituições parceiras comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento da advocacia feminina, em especial, a Secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda.

 


A edição foi promovida em parceria com o Projeto Maria nas Comunidades, coordenado pela Desembargadora Ângela Prudente, Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins. “Parabenizo a OAB pela realização desta terceira edição do OABTalk, um espaço de diálogo essencial para a cultura de respeito e de proteção às mulheres. Ressalto a importância de se reconhecer a realidade da violência doméstica e familiar contra a mulher, a qual atinge um grande número de mulheres de todas as origens e contextos sociais, econômicos e culturais. Faz-se necessário o compromisso contínuo de todos integrantes do Sistema de Justiça e do poder público de desenvolver ações efetivas que visem assegurar a proteção, a dignidade e a esperança para essas mulheres, possibilitando assim que as mulheres rompam o ciclo de violência e recomecem a sua trajetória com dignidade e segurança”, destacou a desembargadora.

 



Os painéis temáticos abordaram a proteção da mulher no sistema de justiça, os desafios da advocacia feminina e o papel das instituições na promoção da igualdade de gênero, reunindo palestrantes de diferentes áreas do direito e da gestão pública, que compartilharam experiências e propostas para o enfrentamento à violência e a valorização da mulher advogada.

 



Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Débora Mesquita, o OABTalk chega, mais uma vez, como um espaço de diálogo, reflexão e fortalecimento da advocacia feminina. “Cada edição reafirma o nosso compromisso com a igualdade de gênero, com a valorização da mulher advogada e com o enfrentamento à violência contra a mulher. É um projeto que nasce da escuta, da troca e da união porque acreditamos que é conversando e construindo juntas que transformamos realidades”, pontuou a presidente da CMA/OABTO.

 



A OABTO se orgulha de promover encontros como o OABTalk, que fortalecem o diálogo entre instituições, profissionais e a sociedade, em torno de um propósito comum: garantir direitos, promover respeito e valorizar a trajetória e a contribuição das mulheres em todos os espaços.

 


Para a secretria-geral da OABTO, Jandra de Paula, o Brasil possui um dos arcabouços legislativos mais completos do mundo quando se trata dos direitos das mulheres, mas ainda há o desafio de aperfeiçoar a sua aplicação no sistema de Justiça. “A legislação é um instrumento poderoso, mas os atores desse sistema precisam de especialização para garantir sua efetividade e assegurar a verdadeira mudança social. A OAB Tocantins, por intermédio do OABTalk, cumpre um papel essencial ao abrir espaços de poder, de fala e de representatividade, chamando as mulheres para o diálogo e o debate. Quando a advocacia se reúne para discutir o enfrentamento à violência contra a mulher, estamos não apenas trocando ideias, mas fortalecendo uma rede de proteção e de transformação social”, explicou a secretária-geral.

 



Durante o evento, também foram feitos momentos de homenagem, agradecimentos e confraternização, que reforçaram o espírito de união e acolhimento entre as membras da CMA e as instituições parceiras, como destacou a advogada Fernanda Halum.

 



“Agradeço imensamente o convite para participar do OABTalk, um evento que reforça a importância de unirmos forças em prol das mulheres e da advocacia feminina. Quando instituições, profissionais e a sociedade se reúnem com um propósito comum o de garantir direitos, promover respeito e ampliar oportunidades, damos passos concretos para uma sociedade mais justa e igualitária. É inspirador ver o trabalho da Comissão da Mulher Advogada da OAB Tocantins, que tem fortalecido o papel das mulheres na advocacia e contribuído para o avanço de uma cultura de equidade e valorização em todas as esferas”, ressaltou Fernanda Halum.

Comentários (0)