Com o objetivo de fortalecer a participação e a escuta ativa das mulheres beneficiárias do Bolsa Família, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), promoveu na sexta-feira, 1º de agosto, oficinas de escuta e diálogo com moradoras da capital. A ação integra um protocolo de intenções firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério das Mulheres (MM).
A dona de casa Rúbia Maria Pereira estava entre as beneficiárias presentes. “Aqui temos a oportunidade de conhecer histórias de outras mulheres que assim como eu também precisam do benefício e esse encontro também nos ajuda a entender mais sobre o programa”, comentou. A mãe solo Deilza Alves Lima, também beneficiária, disse que o encontro foi importante pela oportunidade de conhecer outras histórias de luta. “Aqui eu conheci outras mulheres, que assim como eu, também precisam muito do benefício. Foi uma tarde para dividir as dificuldades e isso alivia muito”
Para a superintendente de Proteção Básica da Semas, Maria Cecília Marques, o evento permitiu compreender melhor a realidade vivida pelas beneficiárias. “Quando essas mulheres compartilham suas experiências e desafios permite um contato maior com a sua realidade e trajetória de vida”
O secretário-executivo da Semas, Amilson Rodrigues, destacou que para que as políticas públicas sejam eficazes é preciso ouvir as pessoas. “A transformação social acontece quando ouvimos as necessidades das pessoas”
Outros encontros regionais estão previstos. Segundo o MDS, ao final dos encontros será elaborado um diagnóstico e um plano de ação interministerial. “O objetivo é escutar essas mulheres e entender como esse programa tem impactado em suas vidas, garantindo dignidade e autonomia econômica”, pontuou a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva.
Comentários (0)