Com aulas de teclado, violão, fanfarra, teatro, capoeira e ballet clássico a Fundação Cultural de Colinas do Tocantins leva a um público eclético opções de arte e entretenimento. Em 2015, 450 alunos passaram pela Instituição e puderam escolher em qual área se dedicariam, com horário de atendimento das 7h às 12h e das 13h às 21h.
Além da escola de artes, a Fundação conta com a Biblioteca Municipal e Telecentro, onde os visitantes podem consultar a internet e escolher entre os 11 mil títulos do acervo para leitura. Adultos e crianças são levados a viajar com a imaginação durante a contação e dramatização de histórias, rodas de leituras e teatro de fantoches. O lúdico tem presença garantida e contribui para o processo de ensino dos alunos e visitantes.
Outro passo dado foi a criação e implantação da Rede de Cultura composta pelo Conselho de Cultura com Lei e Fundo próprios, com o Sistema Municipal de Cultura e a minuta do Plano Municipal de Cultura em andamento, é o que conta a presidente da Fundação Cultural, Maria da Luz Costa, ‟aos poucos estamos nos fortalecendo. Com a Rede avançamos e temos condições de ser independente e ter mais liberdade na elaboração e execução de projetos e programas”.
Ano passado a equipe desenvolveu diversas ações e marcou presença na Flit, em festivais da região, realizou a Mostra Cultural e levou o talento dos alunos até a comunidade que participou dos dois dias de festividade. Outra atuação marcante foi a ornamentação natalina que levou centenas de pessoas para as praças e encantou com inovação.
Para 2016, a Fundação pretende fortalecer e expandir seus serviços, bem como incrementar a oferta de atividades. ‟Temos no nosso planejamento a realização de maratonas, festivais, gincanas, além da coordenação de eventos comemorativos em datas especiais. Esperamos novamente, levar ao público os serviços da Fundação”, planeja a presidente Maria da Luz.
Comentários (0)