“Agora a tolerância é zero, chega de mortes no trânsito devido à inconsequência de pessoas que insistem em beber e dirigir”, garantiu o secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, que determinou a intensificação nas ações de fiscalização e conscientização sobre a Lei Seca.
A operação funcionará de quinta a domingo, a partir das 21h, até o final do ano, e tem por objetivo reprimir a prática de dirigir sob a influência de álcool, responsável por mais de 50% das mortes no trânsito em Palmas. E para isso a secretaria, juntamente com os parceiros municipais e estaduais, irá fechar o cerco aos infratores.
A operação conta com o apoio e participação do efetivo da Guarda Metropolitana de Palmas, das secretarias municipais de Educação e Saúde, do Ministério Público Estadual, do Detran, da Polícia Militar, das secretarias Estaduais de Saúde e de Segurança Pública.
Para o superintendente de trânsito, Moisés Valadares, com a proximidade das festas de final de ano, há um maior consumo de bebidas alcoólicas, por isso é de fundamental importância a operação, a fim de que vidas sejam preservadas. “Todos os órgãos que trabalham com o trânsito abraçaram essa causa, por entenderem a seriedade do assunto e a necessidade de desenvolverem ações efetivas na prevenção de mortes no trânsito”.
Além das blitze repressivas, que contarão com quatro bafômetros, estão sendo realizadas ações educativas com a equipe de Educação para o Trânsito. Neste domingo haverá blitz educativa na Praia das Arnos, a partir das 16h.
Durante toda a semana, estão acontecendo ações de conscientização com entrega de material publicitário e de adesivos. O condutor precisa ficar atento, uma vez que com o rigor da nova Lei Seca o valor da multa para quem dirigir alcoolizado é de R$ 1915,40, e se o resultado for superior a 0,34 dg/L por ar expelido, além da infração, o condutor responderá por crime de trânsito. A lei também estabelece que a recusa a utilização do teste do etilômetro também incorre em multa no valor de R$ 1915,40.
Comentários (0)