Na manhã deste último dia 12, em Brasília, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, acompanhado do representante oficial do ITPAC/PORTO, Nicolau Esteves, por meio de uma grande ação parlamentar do senador Vicentinho Alves, estiveram no Ministério da Saúde, momento em que foi garantido o pagamento de recursos na ordem de R$ 41.037.453,00 (quarenta e um milhões, trinta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e três reais) para o Projeto Básico relativo à construção do Hospital Municipal Universitário de Porto Nacional.
O senador Vicentinho Alves, acompanhado do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, e de Nicolau Esteves, presidente do ITPAC/PORTO, receberam a confirmação em audiência com o chefe da assessoria parlamentar do ministro, Leopoldo Jorge Alves Neto.
Conforme a Emenda de Bancada nº 71280009, o recurso será para a construção do hospital, cujo funcionamento ocorrerá em parceria entre a Prefeitura de Porto Nacional e o ITPAC, onde a modalidade de atendimento será 100% pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
Segundo o senador, "além de atender a população de 17 municípios e 19 microrregiões localizadas na região central do estado, o hospital funcionará como local de instrução prática para alunos dos cursos de residência médica oferecidos pelo ITPAC". O projeto para a implantação do Curso de Residência Médica encontra-se concluído, dependendo apenas da aprovação dos órgãos oficiais, com previsão para funcionar a partir de março de 2014 com especializações nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia-Geral, Saúde da Família e Multidisciplinar em Saúde da Família.
"Desde já, a cidade de Porto Nacional agradece não apenas ao gesto do ministro da saúde e da presidente Dilma Rousseff, como destaca agradecimentos à participação efetiva do senador Vicentinho Alves e de toda a bancada federal nesta conquista. Com este hospital, a cidade de Porto Nacional voltará a ser um centro de referência em saúde pública, como foi na década de 80, quando atendíamos praticamente quase toda a região norte do antigo estado de Goiás", afirma o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade.
Comentários (0)