O 18º Congresso Brasileiro de História da Medicina e 1º Congresso Tocantinense de História da Medicina, está acontecendo em Palmas desde o último dia 6 de outubro no Auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, sob a coordenação da Faculdade de Medicina do ITPAC – Instituto Tocantinense Antônio Carlos e termina amanhã, dia 9.
Da Assessoria de Imprensa
Na programação deste importante evento, destacou-se uma visita dos congressistas ao Centro Histórico de Porto Nacional, o que ocorreu nesta sexta-feira, dia 8, momento em que cerca de 80 profissionais de Saúde, professores, palestrantes e organizadores foram recebidos, no Seminário São José, por autoridades médicas, eclesiásticas e militares, secretários municipais vereadores e pelo prefeito de Porto Nacional, que ofereceu aos congressistas e acompanhantes um requintado Café da Manhã, com sucos e bolos da tradicional culinária regional..
O 18º Congresso Brasileiro de História da Medicina e 1º Congresso Tocantinense de História da Medicina, tem como tema central “Medicina e Humanismo”, os congressos pretendem provocar uma reflexão sobre a atividade médica, além de informar e promover debates, trocar conhecimentos e compartilhamento de experiências. O público-alvo é formado de profissionais da saúde, historiadores, pesquisadores e estudantes de medicina e outras disciplinas relacionadas.
Momento ímpar
“Esta visita é para nós motivo de grande orgulho e contentamento, pois temos a oportunidade de mostrar a estes homens e mulheres, que fazem a história da medicina brasileira, que o nosso município tem expressivas ações neste sentido, comandadas por renomadas figuras humanas desta área que destacaram-se nestes últimos 100 anos como grandes profissionais, elevando alto o nome desta centenária comunidade”, revelou o prefeito Otoniel Andrade, acrescentando ainda. “O nosso município está registrado neste contexto e é por isso que a nossa administração está determinada em continuar promovendo o setor de Saúde como princípio de desenvolvimento. Prova disso é a nossa luta diuturna para a implantação do Hospital Universitário em nossa cidade, projeto que encontra-se em fase adiantada de analise técnica”, completou ele.
Para Jairo Toledo, Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, uma das mais renomadas autoridades presentes neste congresso, a visita a Porto Nacional, e principalmente ao Centro Histórico da cidade, com acolhedora receptividade do prefeito Otoniel Andrade, de seus secretários municipais e assessores especiais, dos vereadores e das autoridades eclesiásticas, demonstra que realmente a comunidade local tem uma indissolúvel ligação com suas tradições e sua história política/social. “Levo daqui, deste porto de progresso, os mais sinceros sentimentos de admiração. Vejo que este Porto Nacional é formado por gente culta, antenada dom o futuro, mas sem esquecer o que é a base de formação, que é o passado. Sinto-me gratificado por este momento impar e de significativas revelações”, finalizou ele.
Comentários (0)