A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social através da Diretoria de Proteção Básica promove nesta terça-feira, 16, no Cras do Aureny IV, a partir das 15 horas, palestra sobre “Violência Doméstica contra a Mulher”, para o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV, mães e filhos. O evento trata-se de um projeto de intervenção, que será ministrado pelo acadêmico de serviço social da Unopar Instituto Geralda Aldira – IGA, Antônio Oliveira Santana.
A psicóloga do Cras, Katiuse de Aguiar Alves, destaca sobre a importância deste projeto de intervenção contra violência doméstica para conscientizar as pessoas das várias formas de violência que podem afetar de maneira devastadora suas vidas. “A violência é comportamento que causa dano a outra pessoa de diversos tipos e pode ser feita de diversas maneiras, e por isso, acabam por existir inúmeras consequências não só físicas mas também psicológicas,” explica.
Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Comentários (0)