Palmas celebra o 2º Festejo de Yemanjá com carreata e rituais na Praia da Graciosa

Em clima de preparação para o 2º Festejo de Yemanjá, o Ilè Ode Oya realiza neste sábado, 22, às 20h, um candomblé em homenagem a Yemanjá e Oxum

Crédito: Divulgação

Em clima de preparação para o 2º Festejo de Yemanjá, que acontece neste domingo, 23, na Praia da Graciosa, em Palmas, O Ilè Ode Oya realiza neste sábado, 22, às 20h, um candomblé em homenagem a Yemanjá e Oxum. “Este candomblé é um agradecimento a Yemanjá e Oxum por toda saúde, vitórias e conquistas dos nossos filhos e filhas de santo. É um momento de união com nossas Agba Iyalorixá Clara de Oyá, que vem de São Paulo, e Iyalorixá Mariana de Ayra, de Valparaíso, que representa nossa casa matriz, Ilè Oxumare Ase Ogodo, de Salvador”, explica o dirigente do Ilè Ode Oya, Pai William. 


Realizado pela Associação das Casas de Culto Afro-Brasileiras do Tocantins (Afeccamto), e Ilè de Odé e Oyá, em parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), o 2º Festejo de Yemanjá busca fortalecer a tradição religiosa e cultural, promovendo respeito à diversidade e à liberdade de culto. O evento reunirá comunidades de matriz afro-brasileira em uma grande celebração à orixá das águas salgadas.

 

A programação terá início por volta das 08h da manhã, com uma carreata saindo da casa do Pai William de Odé, no Aureny II, em direção à Praia da Graciosa, onde acontecerão os rituais e a entrega de presentes à Yemanjá, orixá celebrada em 2 de fevereiro e conhecida como a “Mãe dos Filhos Peixes”, símbolo de acolhimento, fertilidade e proteção.

 

O evento é aberto ao público. Toda a comunidade está convidada a participar desse momento de fé e ancestralidade. Além da cerimônia, o festejo contará com apresentações culturais e manifestações religiosas que reforçam a importância da valorização e do reconhecimento das tradições afro-brasileiras em Palmas.

 

Importância

Luciana Caroline Ribeiro - Mãe Carol da Oxum, presidente da Associação das Casas de Matriz Afro Brasileira do Tocantins (Afeccamto), destaca a importância do festejo para a comunidade de terreiros. “A importância para nós de terreiros é o reconhecimento e garantir o nosso espaço na sociedade. A Afeccamto está trabalhando em conjunto com os terreiros e buscando apoio dos órgãos públicos, inclusive os que proporcionam esse trabalho para a sociedade”, afirmou.

 

Por sua vez, Pai William de Odé, dirigente do Ilè Ode Oya, ressalta o significado do evento. A segunda edição do festejo está ganhando reconhecimento e atraindo participantes de outras regiões. “A segunda festa de Yemanjá de Palmas, pensada e organizada pelo Ilè Ode Oya, Afeccamto e demais casas de Palmas, está se tornando uma referência para outros dirigentes de terreiros de cidades do Tocantins, Maranhão e Goiás, que virão participar conosco este ano”, disse.

 

Serviço:

Data: 23 de fevereiro
Local: Festejo de Yemanjá- Praia da Graciosa, Palmas-TO
Saída da carreata: Casa do Pai William, às 08h,  o Aureny II

Comentários (0)