Palmas conquista 1° lugar no Tocantins em qualidade de informação contábil e fiscal

Já entre as 11 capitais brasileiras que conquistaram o selo Nota A da STN, Palmas ocupa, atualmente, a 7ª posição

Crédito: Regiane Rocha/Secom Palmas

Palmas  atingiu o índice de 96,68% nas verificações realizadas pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN) na gestão contábil e fiscal e assegurou o 1° lugar entre as cidades tocantinenses no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024 no Siconfi, sistema responsável por mensurar a consistência dos dados. Já entre as 11 capitais brasileiras que conquistaram o selo Nota A da STN, Palmas ocupa, atualmente, a 7ª posição.

 

O salto qualitativo da Capital tocantinense subiu exponencialmente em relação aos anos anteriores, demonstrando que a contabilidade do Município não tem poupado esforços no sentido de desenvolver boas práticas gestão contábil, que promovam conceitos como informação pública acessível, transparência, democracia e estímulo ao controle social exercido pelos cidadãos. 


Segundo a superintendente de Contabilidade Geral de Palmas, Caroline Marques Cavalheiro Moura, a divulgação do ranking representa a validação do trabalho realizado pela equipe da contabilidade municipal. “Os demonstrativos contábeis refletem o trabalho da atual gestão, bem como a valorização pela prefeita Cinthia Ribeiro e pela secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Mila Jaber, dos profissionais da área de Contábeis. É a culminância de um trabalho realizado por esta equipe que sempre esteve no seu grau máximo de excelência”, disse. 


Ranking Siconfi


O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma iniciativa promovida pelo Tesouro Nacional como parte do Novo Ciclo de Cooperação Federativa e visa reconhecer e premiar os entes pelo envio de informações contábeis consistentes e de qualidade, fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas. 

 

A iniciativa classifica os entes da Federação atribuindo notas e percentuais nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos estados. Em 2020, quando foi criado, os entes eram avaliados com cerca de 30 verificações. Este ano, são verificados mais de 160 itens.  (Com informações da Secretaria Nacional do Tesouro Nacional).
 

Comentários (0)