Palmas é a 1ª da região Norte e 28ª do País entre as 100 melhores cidades brasileiras

No estudo, a capital tocantinense alcançou índice 0,657, ultrapassando outras capitais como Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS)

No estudo, a capital tocantinense alcançou índice 0,657
Descrição: No estudo, a capital tocantinense alcançou índice 0,657 Crédito: Foto: Secom Palmas

Entre os 100 maiores municípios brasileiros, Palmas conquistou a 28ª posição no ranking de melhores cidades do País, e ocupa a 1ª colocação na região Norte. É o que aponta estudo realizado pela consultoria Macroplan divulgado neste sábado, 11, pela Revista Exame.

 

A avaliação analisou os municípios com mais de 260 mil habitantes, por meio de indicadores divididos em quatro áreas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento, além de sustentabilidade. O ranking é elaborado por um índice que vai de zero a um, considerando que quanto mais próximo de um, mais a cidade apresenta melhor condição de vida. No estudo, a capital tocantinense alcançou índice 0,657, ultrapassando outras capitais como Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

 

Palmas se destacou nas áreas da saúde e educação, conforme o estudo "Desafios da Gestão Municipal". Na área da saúde, a Capital ficou em terceiro lugar no ranking das 100 maiores cidades do Brasil, saltando da 19ª  posição em 2005 para ocupar a 3ª posição, com o índice 0,688, neste ano.

 

Já na área da educação, Palmas ficou entre os cinco municípios com melhor performance dentre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além desse destaque, a Capital mais jovem do País faz parte do ranking dos 50 primeiros colocados em gestão da educação, alcançando a 28ª colocação e deixando para trás outras capitais brasileiras, como Campo Grande (MS) e Teresina (PI), que ficaram, respectivamente em 40º e 42º lugares, ambas com mais de 700 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

 

A boa colocação da Capital também decorre do avanço em saneamento básico. Nesse quesito, Palmas recebeu, no ano passado, o primeiro selo de universalização da rede de saneamento básico, entregue a uma capital brasileira. Também nesta área a Capital se destacou no ranking do saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), neste ano. O ITB classificou Palmas como uma das capitais brasileiras como exemplo no setor, uma vez que todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto na Cidade foi pensado para garantir tratamento para todo o volume coletado, a partir da construção e adequação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

 

Atualmente, todo material coletado é tratado antes de ser devolvido para a natureza. Para isso, foram construídas várias estações de tratamento e mais de 290 km de redes coletoras com capacidade para tratar 400 l/s e atende mais de 210 mil moradores.

 

Sustentabilidade

Em 2016, a capital tocantinense também ganhou destaque, fruto do empenho da gestão municipal em pensar o desenvolvimento, com foco na sustentabilidade. Em junho do ano passado, Palmas recebeu o prêmio Connected Smart Cities, realizado pela empresa Sator, em reconhecimento ao potencial palmense. Na avaliação, foram considerados indicadores que retratassem inteligência, conexão e sustentabilidade, e a Capital se destacou em várias áreas alcançando o topo da disputa referente à região Norte,  ficando em 1º lugar no Ranking Geral; 1º Mobilidade; 1º Urbanismo; entre outros.

 

Ainda no âmbito da sustentabilidade, Palmas conquistou o prêmio Inova Cidade, em reconhecimento ao pioneirismo do programa Palmas Solar, criado pela gestão municipal. A premiação, realizada pelo Instituto Smart City Business America, teve como objetivo promover soluções urbanas sustentáveis.

 

Confira o estudo completo aqui.

 

Comentários (0)