Palmas é a quarta Capital do país com mais oportunidades para a educação

O índice mede e compara o ambiente e as condições que cada local do país proporciona à educação das crianças. O IOEB é o primeiro a medir as condições de educação oferecidas por cidades e estados

Escolas de Palmas são bem avaliadas pelo IOEB
Descrição: Escolas de Palmas são bem avaliadas pelo IOEB Crédito: Da Web

Em matéria divulgada na semana passada pela Revista Época, Palmas aparece em quarto lugar no ranking, entre todas as capitais brasileiras, com mais oportunidades para a educação. Os dados foram divulgados no último dia 7 pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, IOEB, lançado em São Paulo. O índice foi montado pelos mesmos criadores do  Índice para o Desenvolvimento para a Educação Básica, o IDEB: os pesquisadores Reynaldo Fernandes (ex-presidente do INEP) e Fabiana Felício (ex-diretora do INEP), e é o primeiro a medir as condições de educação oferecidas por cidades e estados, independentemente de a rede de ensino ser municipal, estadual ou privada.

 

O índice mede e compara o ambiente e as condições que cada local do país proporciona à educação das crianças. “Ao imaginar um mesmo aluno, com as mesmas condições socioeconômicas e de estrutura familiar semelhante, de que forma o local em que ela vive interfere para o bem e para o mal em sua formação escolar?”, diz Reynaldo Fernandes à Revista Época. “Foi essa pergunta que tentamos responder”.

 

O IOEB é um índice composto, feito de informações que contemplam diferentes aspectos: do desempenho de alunos de diferentes idades ao nível de formação de professores. Na prática, a cidade que recebe uma nota do IOEB não conseguirá mudá-la se trabalhar apenas um dos aspectos de sua rede de educação, como só as escolas de ensino fundamental ou só a qualidade da infraestrutura. 

 

Juntamente com o anúncio oficial, foram liberados três rankings: o de estados, capitais e municípios do país. A avaliação foi feita com escala de 1 a 10, sendo 10 a nota mais alta. Entre as capitais Palmas ocupa a 4ª posição, com nota 4,7 – o primeiro lugar é ocupado por São Paulo (SP), com nota 4,8.

 

O IOEB não é um índice governamental. Ele é uma criação conjunta do Centro de Liderança Pública, o CLP, do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann. No site www.ioeb.org.br  do índice é possível ter acesso aos rankings estaduais e municipais de desempenho e à ferramenta de comparação entre eles.

 

(Com informações da Revista Época)

Comentários (0)