Técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, acompanhados pelas equipes da Defesa Civil Municipal, realizaramn nesta terça-feira, 3, uma série de visitas técnicas às residências afetadas pelo forte vendaval do último dia 8 de janeiro, no Jardim Taquari. De acordo com a Prefeitura de Palmas, as vistorias e orientações são fundamentais para a finalização do relatório técnico, essencial para a consolidação e captação de recursos junto ao Governo Federal em benefício das famílias atingidas.
Segundo o coordenador-geral de Reestabelecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Thiago Monico, o levantamento minucioso de informações permitirá um panorama preciso do desastre natural, que causou danos a mais de 570 imóveis na região. Monico destacou que o trabalho de campo serviu para verificar situações pontuais e dar prosseguimento aos protocolos de orientação técnica. Com a conclusão do documento, o próximo passo será a solicitação formal dos recursos junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Capacitação
A Prefeitura de Palmas informou que nesta quarta-feira, 4, está prevista uma capacitação que será aplicada pela comitiva nacional à equipe técnica da Defesa Civil Municipal.
No âmbito da assistência, a Secretaria-Executiva de Ação Social de Palmas informou que o trabalho de atendimento emergencial primário para garantir a dignidade das famílias afetadas está sendo concluído. O secretário-executivo da pasta, Amilson Rodrigues, explica que a atuação do município diante dos danos causados pelo desequilíbrio climático entra agora em uma nova etapa de planejamento e reconstrução.
Rodrigues ressaltou que o suporte da comitiva técnica nacional tem sido fundamental para garantir decisões assertivas que atendam aos critérios do Ministério para a captação financeira. O foco desta nova fase concentra-se na viabilização de ações de assistência humanitária, no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução das casas que foram destruídas ou interditadas definitivamente em função do desastre.
Comentários (0)