O Ministério das Cidades (MCID) classificou como de excelência os projetos classificados para seleção dos municípios pilotos para a segunda etapa de desenvolvimento do Projeto Cidade Presente (DUS). Palmas é autora de um dos seis projetos selecionados.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) é o autor do projeto que propõe a qualificação do entorno do Córrego Machado, marcado por ocupações e parcelamentos irregulares de baixa renda, por meio da recuperação e qualificação ambiental do entorno do córrego, incluindo a implantação de um parque linear e a resolução de conflitos fundiários, possibilitando a implantação de equipamentos comunitários.
Canaã dos Carajás (PA), Fortaleza (CE), Nova Friburgo (RJ), Santo André (SP) e Uberaba (MG) também avançaram na seleção. Segundo o Ministério das Cidades, os selecionados estão aptos a avançar no aprimoramento dos projetos de desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima. Uma consultoria será oferecida a esses municípios pelo Ministério das Cidades e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Ainda segundo o governo federal, participaram da seleção, através de debates e análises estritamente técnicas, as Secretarias Nacionais do MCID: Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), Periferias (SNP), Habitação (SNH), Mobilidade (SEMOB) e Saneamento Ambiental (SNSA), além da Assessoria Internacional (ASSIN) e da GIZ Brasil.
Confira a divulgação do resultado da seleção, clicando aqui.
Leia mais: Projeto de qualificação socioambiental na área do Córrego Machado receberá consultoria
Comentários (0)