Palmas está apta a receber investimentos de R$ 2 milhões para projetos sustentáveis

Um dos exemplos de projetos que estão sendo destaque no Plano de Ação Palmas Sustentável é o programa Palmas Solar

Cidades sustentáveis receberão recursos
Descrição: Cidades sustentáveis receberão recursos Crédito: Divulgação

Durante o 2º Encontro de Prefeitos da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito Amastha ressaltou que Palmas já colhe os primeiros frutos em estar entre as capitais que participam da Ices. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, em Palmas. Os projetos que tenham como base o desenvolvimento sustentável da cidade vão receber investimentos da ordem de R$ 2 bilhões de diferentes frentes de financiamento, entre elas, a Caixa Econômica Federal, o Banco Interamericano (BID) e o Banco de Desenvolvimento de Américas Latina (CAF). “Esses valores virão por causa de todo um plano de investimento na cidade, baseado em indicadores e projetos que postulamos em busca de soluções sustentáveis. Planejamos a cidade para os próximos 50 anos. Implantando todos eles, cumpriremos o sonho de tornar Palmas a melhor cidade do mundo”, afirmou.

 

Um dos exemplos de projetos que estão sendo destaque no Plano de Ação Palmas Sustentável é o programa Palmas Solar, que viabilizou a elaboração de uma legislação pioneira no país de incentivo à incorporação de conceitos de energias renováveis na cidade e que garante incentivos para que moradores e empresários da Capital invistam no modelo de geração de energia sustentável. 


 

A Caixa participou da primeira etapa de construção do plano de ação e continua na rede de monitoramento que levanta informações para o plano. “Estamos agora na terceira etapa, que é de busca de recursos para execução do planejamento do Palmas Solar, para instalação de sistemas fotovoltaicos em todos os órgãos públicos do município de Palmas”, adiantou o gerente regional da Caixa no Tocantins, Vandeir Ferreira. Outros projetos exitosos que estão sendo apresentados compreendem as áreas de infraestrutura e finanças.

 

Programação 

 

À tarde, os participantes do encontro se reúnem às 14 horas na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré para apresentações setoriais sobre boas práticas alinhadas com a Ices, a exemplo do Projeto Fazendas Urbanas, de ações de educação integral de melhoria de indicadores educacionais. Às 16 horas, será feita visita no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), onde o secretário municipal da Saúde, Nésio Fernandes, fará apresentação dos resultados da cobertura de Atenção Básica, de programa de bolsas de estudos e pesquisa.

 

A Ices oferece apoio às cidades de médio porte na promoção do desenvolvimento sustentável através de metodologia e avaliação rápida de projetos de infraestrutura e definição de ações com impacto nas áreas ambientais, sociais, etc.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)