Palmas sedia primeiro Fórum Sesi Qualidade de Vida nesta 4ª, no auditório da OAB

A programação contempla a apresentação da pesquisa Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Tocantins. O Fórum acontece no auditório da OAB, na tarde desta quarta-feira.

Palmas sedia nesta quarta-feira, 13, o 1º Fórum SESI Qualidade de Vida, a partir das 13h30 no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A programação contempla a apresentação da pesquisa Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias do Tocantins aos representantes das 29 empresas participantes (14 da região de Palmas, 5 da região de Gurupi e 10 da região de Araguaína), industriários e comunidade em geral.

 

A pesquisa foi feita com 1647 trabalhadores da indústria tocantinense em 2014, sendo 71,4% deste total de homens e 28,6% de mulheres. O levantamento aponta, dentre outras informações, que 30,6% dos pesquisados praticam atividade física de 1 a 2 vezes por semana fora de seu trabalho e 27% ainda não praticam, mas relatam ter interesse em iniciar.

 

Outros dados como a satisfação com o peso, consumo de álcool, tabagismo e a existência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão também estão reunidas na pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria com objetivo de subsidiar a implementação de ações e investimentos das empresas para a melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores.

 

Palestrantes

A palestra magna da programação “Por Mais Qualidade de Vida e Mais Produtividade” será realizada pelo presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Alberto Ogata. O painel temático Absenteísmo e Presenteísmo contará com a mediação do pós doutor e integrante do Grupo de Pesquisas e Estilo de Vida em Saúde, Mauro Barros. O tema será discutido entre especialistas e o gerente executivo de Qualidade de Vida do Departamento Nacional do SESI, Sérgio Motta.

 

Resultados

Sedentária até 2013, a industriária da Energisa/Celtins, Adriane Cerqueira, começou naquele ano a participar de programas do SESI que, segundo ela, mudaram sua vida. “Comecei caminhando com o programa 10.000 Passos Por Uma Vida Saudável, tomei gosto, comecei a gostar de caminhar, aprendi a trotar e a participar das provas”, conta. 

 

Os novos hábitos saudáveis incorporados à rotina da Adriane, aliados aos investimentos da empresa em que trabalha em serviços como o SESI Ginástica na Empresa e a participação nos Jogos SESI do Trabalhador na modalidade de vôlei, mostram como os investimentos em qualidade de vida geram bons resultados para os trabalhadores. A Energisa será homenageada no Fórum SESI Qualidade de Vida, juntamente com a Cooperfrigu, de Gurupi, como umas das maiores investidoras em qualidade de vida.

Comentários (0)