Palmas é uma das poucas cidades brasileiras que cumpriram as seis metas estabelecidas em 2000, pelo Acordo de Dacar (Senegal), Educação para Todos. Embora, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considere que o Brasil tenha cumprido apenas duas das seis metas que integram o acordo, a Capital conseguiu melhorar a qualidade da educação e cumprir todos os compromissos coletivos, firmado por 164 países.
Conforme o acordo, os países deveriam expandir a educação e os cuidados na primeira infância, universalizar o ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.
Atualmente, a Capital atende 35% de crianças em creches e 86% em pré-escola. Já no quesito universalização da educação primária, Palmas oferece 100% de vagas no ensino fundamental. A meta da Unesco é garantir que, até 2015, todas as crianças tenham acesso à educação primária completa, que no Brasil corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental.
O maior avanço da capital tocantinense foi a erradicação do analfabetismo desde 2014, superando a quinta meta, alcançar, até 2015, o aumento de 50% no nível de alfabetização de adultos.
No item igualdade de gênero, na Capital as meninas são a maioria das matrículas e têm desempenho igual aos meninos e minorias étnicas. Já na meta seis, que diz respeito à qualidade da Educação, Palmas tem o melhor índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das capitais nas séries finais do ensino fundamental e 3º lugar nas séries iniciais.
Compromissos
Por meio do acordo, a Unesco acompanha o progresso das metas que deveriam ser cumpridas até 2015. Os resultados estão no Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2000-2015: Progressos e Desafios, divulgado no último dia 08. Uma nova agenda deverá ser definida pelos estados-membros até setembro deste ano.
(Com informações da Secom Palmas)
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