O clima no circuito do Desfile de Natal, em Palmas, foi de tranquilidade e reuniu crianças e adultos para assistir ao segundo final de semana de apresentações na Avenida LO-11, sentido Parque Cesamar. Os desfiles acontecem aos sábados e domingos até o dia 18 de dezembro, quando a avenida é interditada no sentido Oeste-Leste a partir das 18 horas. Já a outra pista, sentido Leste-Oeste, só é interditada durante o Desfile.
Para garantir a segurança no local, o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, informou que a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e os agentes de Trânsito e Transporte reforçaram seus efetivos dentro e nas proximidades do Parque Cesamar, onde foi montada a Vila Encantada do Papai Noel. "Assim como nos anos anteriores, não registramos nenhuma ocorrência", destacou o guarda metropolitano Lázaro Torres, e acrescentou que a corporação tem trabalhado de forma preventiva, com rondas, abordagens e apoio aos trabalhos dos agentes de trânsito.
Ao longo do circuito do Desfile foram afixados banners, lembrando a todos para manter a paz no trânsito, reforçando a Lei Seca e a importância de eleger o amigo da vez, principalmente, na época de final de ano, quando acontecem muitas festas e confraternizações. O superintendente de Trânsito, Alexandre Guerreiro, destacou que 12 agentes de trânsito trabalham para garantir a fluidez e segurança viária do Desfile. "Nosso trabalho é de orientação e controle do tráfego de veículos que circulam pelo local e de quem vai ao Parque Cesmar", explicou.
A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil (SMSDC) também disponibilizou uma central de videomonitoramento através de uma base (ônibus de videomonitoramento) para atuar na segurança do Desfile e da Vila. Durante os quatros dias de desfiles, segurança e tranquilidade foram pontos marcantes destacados pela população. A jornalista Milena Botelho, acompanhada do esposo e dos filhos Theo, de 7 anos, e Benício, de 4 anos, foram assistir ao espetáculo pelo segundo ano. "Vim no primeiro ano, e fiz questão de voltar. Aqui é um ambiente muito tranquilo, podemos ver muitas famílias. Essa iniciativa movimenta a cidade e revela talentos que em outra ocasião não teriam oportunidade", acrescentou. Os olhos do pequeno Theo pareciam não piscar de tamanho encanto com o que via na avenida. "As crianças gostam do Natal e de ver a cidade toda iluminada", completou a mãe.
Isabele, de 5 anos, durante todo o Desfile cantava junto com a trilha sonora: "É Natal! É Natal!...", mas, para ela, o ponto mais emocionante foi a passagem do carro alegórico do Papai Noel, com o espetáculo da neve. "Estou vindo pela primeira vez trazendo minha família. Está tudo muito organizado e muito tranquilo para trazer as crianças. E o melhor, consegui estacionar aqui mesmo nos bolsões de estacionamento da Avenida", pontuou Ângelo Tabian, pai da pequena Isabele.
A tranquilidade do Desfile também foi apontada pela moradora de Goiânia, a aposentada Maria Helena, que pelo segundo ano, participa do Desfile Natal dos Sonhos. "Sempre venho a Palmas nessa época, para participar da apresentação da minha neta na escola, e aproveito para ver a decoração da Cidade e o Desfile. Este ano, filmei todo o Desfile para enviar aos meus outros filhos".
(Com informações da Secom Palmas)
Comentários (0)