Parque da Pessoa Idosa retoma as atividades e interessados já podem se inscrever

Intessados podem se inscrever a qualquer momento; para tanto, basta comparecer na sede Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira com documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência

Crédito: Lia Mara/Secom Palmas

A movimentação para o retorno às aulas também é um evento para o público acima de 60 anos em Palmas, pois as atividades no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira já começaram neste segundo semestre de 2023. Intessados podem se inscrever a qualquer momento. Para tanto, basta comparecer na sede Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira com documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência e atestado médico comprovando a aptidão para realizar atividades físicas. Após o cadastro, será realizada uma avaliação com o educador físico responsável. Os interessados devem ter 60 anos completos no ato da inscrição.

 

São oferecidas, de segunda a sexta-feira, aulas de diversas modalidades esportivas, além de rodas de conversa, atividades cognitivas e eventos sociais festivos inteiramente direcionados às pessoas idosas. As atividades são uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), em conjunto com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). 

 

As aulas são um incentivo à prática de exercícios físicos entre a população mais idosa, buscando preservar a independência, a saúde e o condicionamento físico. Atualmente, são 300 alunos cadastrados participando das aulas, que acontecem nos turnos matutino e vespertino.

 

O professor e instrutor do projeto, Allan Dutra, ressalta a importância do cuidado e das atividades no Parque Municipal da Pessoa Idosa. “À medida que envelhecemos, perdemos ou diminuímos muito as nossas valências e/ou capacidades físicas e cognitivas. São consequências naturais do envelhecimento. Porém, com um estilo de vida saudável, que inclui alimentação equilibrada, sono noturno de qualidade e exercícios físicos, é possível retardar esses efeitos e usufruir de um envelhecimento saudável. Por isso, a importância de equipamentos públicos como o Parque, que podem oferecer a possibilidade de alcançar novamente a alegria de viver depois dos 60.”


 

Comentários (0)