Paulo Carneiro participa de inauguração do Laticínio Municipal de Araguaína

O projeto atende uma demanda dos produtores rurais da região com o objetivo de facilitar a comercialização e estimular o crescimento da produção de leite.

Crédito: Divulgação

O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, participou nesta sexta-feira, 12, da inauguração do Laticínio Municipal de Araguaína, região norte do Estado. O projeto atende uma demanda dos produtores rurais da região com o objetivo de facilitar a comercialização e estimular o crescimento da produção de leite.

 

O empreendimento recebeu o nome do zootecnista e médico veterinário, Henrique Santos Pereira, uma homenagem ao produtor de leite que foi um dos idealizadores do torneio leiteiro da Exposição Agropecuária de Araguaina e também participou ativamente do sindicato rural do município. Ele faleceu aos 59 anos deixando um legado no movimento sindical.

 

Na abertura do evento, que compõe a programação de aniversário da cidade, o prefeito Wagner Rodrigues, enfatizou que o laticínio tem a capacidade inicial de captar 40 mil litros de leite por dia. "O primeiro produto que será produzido nas novas instalações é o leite em saquinhos plásticos, mas a ideia é que futuramente o espaço do local pode abrigar ainda a produção de outros derivados do leite, como queijos e iogurtes", afirmou. 

 

O presidente Paulo Carneiro representou a senadora Kátia Abreu, que viabilizou destinou R$ 975.000,00 para a obra. "Quero reafirmar o compromisso da senadora com obras que vão de encontro às necessidades do nosso produtor, destacar também que esse laticínio vai proporcionar melhores preços para o produtor e consumidor. A iniciativa favorece os pequenos e médios produtores da região e melhora as condições de vida das famílias rurais", pontuou.

 

Na oportunidade, Paulo Carneiro também colocou o sistema à disposição para novas parcerias que possam capacitar produtores e trabalhadores da cidade e região. 

 

Estrutura

 

O prédio de 370 m², construído numa área de quase 20 mil m², está localizado às margens da TO-422, no Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína). A área administrativa é composta por cozinha, refeitório, sala da administração e banheiros. Já o bloco industrial tem espaço planejado para receber câmara frita, laboratório para análise de qualidade e maquinário de processamento e envasamento do leite.

Comentários (0)