PC alerta população sobre criminosos que se passam por agentes de saúde para roubar

Segundo a polícia, casos estão ocorrendo principalmente em Miranorte, mas há registros do mesmo golpe em vários outros municípios do interior

Crédito: Divulgação/SSP-TO

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) emitiu alerta à população em geral a respeito do crescimento dos golpes aplicados por pessoas que se passam por agentes de saúde e se aproveitam para enganar e roubar dinheiro, sobretudo de idosos, no interior do Estado.

 

Conforme o delegado-chefe da 66ª Delegacia de Polícia Civil de Miranorte, Pedro Henrique Felix Bernardes, nos últimos dias, somente no município distante a cerca de 100 km de Palmas, houve registro de 10 casos. “A Polícia Civil está investigando uma série de casos com as mesmas características, onde o autor vai até a casa da vítima, geralmente pessoas idosas, ou de pouca instrução e a pretexto de realizar ou atualizar cadastros de programas federais, pedem o cartão bancário das vítimas e o CPF”, alerta a autoridade policial.

 

Segundo a polícia, após estar de posse dos itens, os indivíduos acabam trocando os cartões ou mesmo retirando a senha, que muitas vezes está anotada no verso do documento. “Sem perceber que foi enganado, o morador acaba sendo vítima de saques indevidos em suas contas, e até mesmo de empréstimos realizados e compras realizadas em seu nome”, ressalta o delegado.

 

Nas últimas semanas, a Polícia Civil tem recebido inúmeras denúncias envolvendo a prática criminosa. Em alguns casos, o suspeito não consegue ter acesso ao cartão e documento das vítimas, mas consegue entrar no interior do imóvel se passando por agente de saúde e, em um momento de distração da vítima, acaba subtraindo dinheiro e outros bens.

 

“É muito importante que os moradores de Miranorte e de todo o Estado fiquem atentos e, nunca, jamais entreguem cartões de banco ou mesmo documentos pessoais como CPF e RG para pessoas desconhecidas que se apresentam como agentes de saúde, uma vez que isso pode se tratar de um golpe”, frisa o delegado.

 

Em caso de dúvida quanto à presença de pessoas estranhas em sua residência, o morador deve acionar a Polícia Civil ou a Polícia Militar a fim de esclarecer os fatos. “Vale frisar que os agentes de saúde ou outros profissionais do gênero sempre andam e se apresentam devidamente identificados e nunca pedem cartões bancários ou outro documento a fim de realizar recadastramento de programas sociais ou atualização bancária”, finaliza a autoridade policial.

Comentários (0)