Peça Romeu e Julieta recebe grande público neste sábado e domingo em Palmas

Esta é a terceira produção da Cia, formada por alunos de teatro do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Genialidade de Shakespeare torna a obra atualíssima.
Descrição: Genialidade de Shakespeare torna a obra atualíssima. Crédito: Divulgação

A Cia de Teatro Fernanda Montenegro faz mais duas apresentações da peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), às 20 horas, desta vez para o grande público, no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas. A estreia foi nesta quinta-feira, 08, para estudantes de escolas públicas e particulares, que puderam assistir também nesta sexta-feira, 09, 15 horas.

 

Esta é a terceira produção da Cia, formada por alunos de teatro do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Clássica e atual, Romeu e Julieta, a história de amor e ódio entre Montéquios e Capuletos é uma aventura pelo universo Shakespeariano.

 

A peça, uma das primeiras tragédias de Shakespeare, foi composta e encenada por volta de 1595, e desde então reproduzida em diversas versões, na literatura, cinema e teatro.

 

Professor e diretor do espetáculo, Cícero Belém, explica que a versão do texto encenado pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro está baseada na tradução da crítica teatral Barbara Heliodora, “porém com recortes e adaptações resultantes dos estudos do texto desenvolvidos com os atores ao longo de quatro meses de trabalho.  Os figurinos e o texto seguem a estrutura clássica, entretanto a marcação das cenas, a trilha sonora e o ritmo da encenação contam com pitadas de contemporaneidade que visam tornar o espetáculo ágil, dinâmico, juvenil e com a cara e a força dos jovens atores que o encenam”, ressalta.

 

Para Belém, a genialidade de Shakespeare torna a obra atualíssima, fato que a coloca como uma das principais obras dramáticas mais encenadas no teatro e no cinema em todos os tempos.

 

Não obstante, além do tema amoroso, outros temas se desenvolvem, inclusive de natureza política bastante atuais no cotidiano brasileiro com situações que envolvem ódio, ira, rancor, inquietações religiosas e morais, espiritualidade e humor. “Estes temas presentes na sociedade do século XVI continuam nos dias atuais. Tudo isso foi razão de debates e discussões durante os estudos, visando a contextualização da encenação”.

 

“Estamos preparando um espetáculo que possa divertir, entreter e emocionar as pessoas. É uma tragédia de amor, contada e recontada de diversas formas pelo mundo afora, estamos buscando imprimir nossa narrativa, com um modo nosso de contar esta história universal”, conclui.

 

Cenografia

 

A cenografia parte da ideia do espaço vazio e das subjetividades do tema amor. Tudo vai tomando forma na medida que a tragédia se instaura, levando para cena poucos elementos cenográficos, porém apoiados pela iluminação cênica, assinada por Ícaro Cipriano.

 

A pesquisa de figurinos e cenografia foram desenvolvidos pelo ator Marcelo Teixeira, aluno da oficina Livre de Teatro e contou com a supervisão e designer de Ronan Gonçalves e Cláudio Montanari, cenógrafos e professores do Centro de Ensino e Treinamento Artístico da FCP.

 

A preparação do elenco também conta com a colaboração do professor e coreógrafo João Vicente.

 

Sobre a Cia. de Teatro Fernanda Montenegro

 

Fundada em 2017, a Cia de Teatro Fernanda Montenegro é formada por alunos das oficinas livres de formação teatral realizadas pelo Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), da Fundação Cultural de Palmas, sob a coordenação e direção do diretor, ator e professor Cícero Belém.

 

Desde então, realizou a montagem de dois espetáculos: Branca de Neve e os Sete Anões, inspirada na obra dos Irmãos Grimm e Pluft o fantasminha, da dramaturga brasileira Maria Clara Machado.

 

Estruturada em dois núcleos de estudos e produção de espetáculos, prepara agora as montagens dos espetáculos Romeu e Julieta, de William Shakespeare e Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, ambos dirigidos por Cícero Belém.

 

Elenco:

 

1.   Princesa de Verona: Maria Clara Menezes

2.   Mercúcio/Abraão: Pedro Henrique Barbosa

3.   Páris/Teobaldo: Carlos Gontijo

4.   Sr. Montéquio: Sávio Danrlley

5.   Sra. Montéquio: Maria Clara Paiva

6.   Romeu: Henrique Rainesch

7.   Benvólio: Thalys Judson (Ator convidado)

8.   Baltasara/Criada: Camilla Resplandes

9.   Sr. Capuleto: Thyago Phellip Freitas

10.  Sra. Capuleto: Vitória Benati

11.  Julieta: Ana Clara Nery

12.  Ama: Ana Luísa Maculan

13.  Pietra/Criada: Maria Clara Paiva

14.  Sansão/Frei Lourenço: Elton Fialho (Convidado Especial)

15.  Gregório/Boticária/Criada: Manu Gouveia

 

Ficha Técnica:

 

Texto original: William Shakespeare

Tradução brasileira: Bárbara Heliodora

Adaptação livre: Cia de Teatro Fernanda Montenegro

Direção geral e artística: Cícero Belém

Pesquisa de figurinos e cenário: Marcelo Teixeira

Design de Luz: Ícaro Cipriano

Assistente de Direção/produção: Thyago Phellip Freitas

Assistente de Direção/produção: Marcelo Teixeira

Coordenação de Visagismo, Adereços e pesquisa de Figurinos e cenário: Marcelo Teixeira

Design de figurino: Ronan Gonçalves

Design de cenário: Cláudio Montanari

Trilha Sonora: Fábio Geriz

Movimentos/Colaboradores: Elton Fialho/ João Vicente

Design gráfico: Gerson Gonzaga

Auxiliar de design de luz: Charles Nunes

Cenotécnico: Renato Moura

Assistentes de cenografia: Marcelo Teixeira e Thyago Phellip Freitas

Maquiagem e Cabelo: Tais Carvalho  e Lettícia Freitas

Confecção dos Figurino: Thalys Judson e Dona Risete

Operador de Som: Marcelo Teixeira/ Fábio Geriz

Finalização de Texto: Cícero Belém e Thyago Phellip Freitas

 

Comentários (0)