Até esta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Palmas deverá concluir as obras de reparo, com uma nova estrutura de telhamento em mais de 160 casas atingidas pelo forte vendaval do último dia 8 de janeiro. Nesta quarta-feira,14, foi concluída a primeira etapa do mapeamento que identificou mais de 450 residências com danos causados pelo evento climático. A medida integra o Plano de Ação Emergencial com ações articuladas pelas equipes da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, Defesa Civil Municipal e de outras pastas da gestão municipal com apoio do governo estadual.
Segundo o superintendente da Defesa Civil Municipal, Pedro Ângelo Senna, as equipes têm atuado ainda para garantir um reforço estrutural dos telhados. “A determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos e da primeira-dama e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, é agilidade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e que elas estejam em total segurança nos seus lares com uma estrutura física adequada”, disse o gestor, acrescentando que nesta quinta-feira,15, deverá ser entregue um relatório das casas que necessitam de uma reconstrução parcial.
A dona de casa Isabel Borges Lima compartilha a alegria de estar em segurança, após a equipe concluir o telhamento da casa. “É um sentimento de alegria e gratidão por estar debaixo de um teto seguro agora”, afirma Isabel.
Desde segunda-feira,12, a Prefeitura de Palmas já entregou mais de 7 mil telhas para as famílias atingidas pelo vendaval.
Atendimento no Cras Xerente
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, no Jardim Taquari, segue com atendimentos aos usuários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No equipamento público, a comunidade pode ter acesso a programas sociais como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de outros benefícios socioassistenciais.
No local, são cerca de 70 usuários atendidos diariamente. A gerente do Cras Xerente, Adriana Evangelista Gomes Vieira, explica que mesmo com a instalação do Gabinete de Crise pela Prefeitura de Palmas para as ações emergenciais, após forte vendaval na região, os trabalhos para atendimento às demandas habituais permanecem ativos. “Continuamos aqui com nossos servidores atuando nas orientações para que os usuários acessem os serviços de proteção social”, afirma a gerente.
Reforma
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, realiza um levantamento para iniciar as obras de reforma do Cras Xerente. A ordem de serviço para reforma geral do equipamento foi assinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos no último dia 11 de janeiro. A iniciativa faz parte do pacote de obras, conduzidas pela Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher (Semasmu), com foco na melhoria da estrutura dos locais que funcionam como porta de entrada dos serviços socioassistenciais.
Comentários (0)