Período para plantio de soja nas Planícies Tropicais começa neste sábado, 20

A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré

Crédito: Keven Lopes/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que, a partir deste sábado, 20, estará aberta a janela de plantio de sementes de soja nas Planícies Tropicais tocantinense, e seguirá até o dia 31 de maio. A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. O prazo para a colheita é até o dia 20 de setembro.

 

O plantio excepcional de soja nas Planícies Tropicais é feito mediante a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para as finalidades de pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva de semente para uso próprio (salva legal).

 

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa, os sojicultores que forem cultivar soja naquela região deverão solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. “O download dos documentos necessários para o cadastro está disponível no site da Adapec, no endereço: www.to.gov.br/adapec  e basta preencher os formulários e entregar esta documentação em um escritório da Agência,” disse Cleovan Barbosa.

 

Dados

Na safra de 2023, foram cultivadas 69.572 hectares de soja.

 

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

Comentários (0)