Pesquisa da ATM aponta que 25 prefeituras realizarão tradicional festa de carnaval

Entidade ouviu gestores de 110 Municípios.

Crédito: Marcos Veloso

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizou pesquisa junto aos gestores municipais para identificar o quantitativo de prefeituras do Tocantins que realizarão a tradicional festa de carnaval neste ano de 2023. Foram pesquisados 110 Municípios (80%).

 

O levantamento apontou que 25 prefeituras realizarão a festa, as demais 85 não promoverão o evento. Dentre as justificativas apresentadas pelos gestores estão: finanças, a falta de tradicionalismo na realização desse tipo de festa, e os carnavais de grande movimentação realizados por outras cidades.

 

Realizam o carnaval neste ano as prefeituras de Aliança do Tocantins, Ananás, Araguaína, Arraias, Aurora do Tocantins, Babaçulândia, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Natividade, Nova Olinda, Palmas, Pau D’Arco, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Pium, Porto Nacional, Praia Norte, São Miguel, Silvanópolis, Taguatinga, Tupiratins e Xambioá.

 

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, explica os números. “Tem Municípios que têm a tradição de realizar temporadas de praias, cavalgadas, entre outras festas, nisso não priorizam o carnaval, que exige planejamento, parcerias e, principalmente, recursos financeiros. Outros têm cautela diante do cenário econômico e fiscal, com o início do ciclo de novos governos, enfim, são algumas das justificativas colhidas” disse.

 

Tradição 

 

Diogo Borges explica ainda que muitos munícipes migram para outras cidades para pular carnaval. “Há municípios com forte tradição de carnaval no Tocantins, com Arraias, Dianópolis, Gurupi, Xambioá, dentre outros. As gestões observam neste evento um potencial de grande movimentação cultural e econômica, atraindo turistas, gerando emprego e renda, aquecendo a economia local. Esses carnavais passam a ser forte opção para as pessoas de Municípios das diversas regiões do Estado”, explica.



Diogo Borges ressalta ainda que nos Municípios onde as prefeituras não realizaram carnaval poderá ocorrer a realização da festa, porém organizada pela iniciativa privada ou até mesmo por munícipes organizados em blocos ou coletivos culturais. 

 

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Comentários (0)