Pesquisadores do Instituto Bem Ambiental (Ibam), de Minas Gerais, estarão em Palmas nesta quinta-feira, 6, às 8h, durante a Expedição Motorhome COP30. Eles serão recebidos no Laboratório de Articulação Urbana, na sede da Subprefeitura dos Aureny e Taquaralto, no Jardim Aureny III. O tema trabalhado será “Cidades planejadas sob calor extremo: adaptação urbana e infraestrutura verde e cooperação internacional”.
A passagem da equipe na Capital faz parte do roteiro de cerca de 3 mil km de estrada, entre Minas Gerais e o Estado do Pará, rumo à Conferência das Partes (COP30). Nesse percurso, o Ibam visita quatro dos seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia.
Durante a visita, serão realizadas entrevistas com representantes da Prefeitura de Palmas sobre o trabalho colaborativo em planejamento climático, infraestrutura verde e Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI). Além disso, os pesquisadores irão visitar e registrar regiões da cidade que exemplificam áreas críticas de calor, bairros arborizados e projetos de sombreamento urbano com espécies nativas do Cerrado.
Para o instituto, registrar a passagem pela capital tocantinense é importante para mostrar ao mundo que as cidades médias podem ser protagonistas da ação climática. Isso por meio da ciência, inovação e gestão pública que colabora com a proteção das vidas e ecossistemas no coração do Cerrado.
Comentários (0)