Plenária do TO é definida para representação no Congresso Nacional Estatutário do MNU

Através de votação, a delegação do Tocantins foi determinada e cinco representantes do MNU Tocantins irão para Brasília.

Crédito: Divulgação

Durante a Assembleia Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) do Tocantins, ocorrida no sábado, 04 de maio, foram eleitos os delegados para o Congresso Estatutário Luiz Alberto, que acontecerá entre os dias 24 e 26 deste mês, em Brasília.

 

O congresso estatuinte promoverá debates cruciais para as alterações estatutárias e o fortalecimento da nossa instituição na luta em defesa do povo negro em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, por reparações e contra o genocídio do povo negro, e pela construção do Projeto Político para o Povo Negro no Brasil.

 

Convocado pela Coordenação Nacional do Movimento Negro Unificado em 23 de fevereiro, o Congresso Extraordinário do MNU - Luiz Alberto teve seu lançamento oficial durante a Reunião Nacional em 1º de março, realizada virtualmente, com a participação de coordenadores estaduais, municipais, regionais e militantes.

 

 

O que é o MNU?

 

O Movimento Negro Unificado (MNU) surgiu em 1978 como resposta à crescente manifestação da estrutura racista na sociedade brasileira, após uma série de episódios racistas em São Paulo.

 

Diante desse cenário, jovens militantes construíram o movimento e definiram como principal luta a defesa do povo negro em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.

 

A mensagem de Ieda Leal foi enviada a todos os militantes do MNU que participarão do Congresso Extraordinário Estatutário em homenagem a Luiz Alberto, líder do movimento negro e sindical, fundador do MNU e ex-deputado federal.

Comentários (0)