PM e órgãos públicos definem cronograma de reintegração de posse em Araguatins

PM e representantes de vários órgãos públicos definem cronograma de reintegração de posse na fazenda Água Amarela, em Araguatins

Grupo ocupa fazenda Água Amarela há dias
Descrição: Grupo ocupa fazenda Água Amarela há dias Crédito: Foto: Divulgação

Representantes de diversos órgãos públicos e entidades de Araguatins estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 23, com o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major PM Valdeonne Dias da Silva, no auditório do quartel, para tratar de uma reintegração de posse que será realizada na fazenda Água Amarela, ocupada há dias por um grupo de sem-terras ligados à Frente Nacional de Luta (FNL). Denominado de acampamento “Fidel Castro”, no local estão acampadas mais de 80 famílias, localizado no povoado Água Amarela, à margem da rodovia Transamazônica, BR-230, na altura do km 136, em Araguatins.

 

Conforme a PM, a reunião contou com a presença do chefe da Unidade Avançada do Incra, Valdiné Reis de Sousa, do prefeito de Araguatins, Cláudio Carneiro Santana, acompanhado das secretárias de Saúde e Ação Social, além de representantes do Conselho Tutelar, oficial de Justiça, comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, Defensoria Pública, representantes da fazenda ocupada, que é administrada pela empresa Fergumar, e José de Ribamar, líder do movimento, representando os acampados.

 

“Caso não haja acordo na desocupação do imóvel, ora em litígio, o comando do Batalhão fará o cumprimento do mandado de Reintegração de Posse conforme as diretrizes já estabelecidas, porém, acredita que a resolução pacífica e consensual no sentido da saída voluntária dos ocupantes é mais viável e aconselhável”, pontuou major Valdeonne, dando início à reunião e em seguida passando a palavra a vários representantes.

 

Na reunião, o líder do movimento afirmou que até o início da noite desta terça-feira, 24, o grupo desocupará o imóvel. Na manhã de quarta-feira, 25, a PM acompanhará o oficial de Justiça para a verificação da desocupação.

 

Ainda conforme a PM, no acampamento foram apreendidas duas espingardas e um animal silvestre abatido, mas ninguém chegou a ser preso. 

 

(Com informações da Ascom/PM)
 

 

 

Comentários (0)