Polícia flagra dupla tentando vender 34 kg de capim dourado ilegalmente em Dianópolis

A colheita é regulamentada por lei, que só permite a saída do material da região do Jalapão em peças já produzidas pela comunidade local

PM apreende 34 quilos de capim dourado com suspeitos
Descrição: PM apreende 34 quilos de capim dourado com suspeitos Crédito: Divulgação/PM Ambiental

A Polícia Militar Ambiental flagrou nesta terça-feira, 28, no município de Dianópolis, dois suspeitos de colher e tentar vender 34 quilos de capim dourado ilegalmente. A dupla foi multada em R$ 10 mil, após a polícia receber uma denúncia anônima e localizar os suspeitos em uma residência que era utilizada como um comércio improvisado.

 

Além de vender o produto de maneira ilegal, os homens responderão por colher o capim dourado fora do período permitido, que é de 20 de setembro a 30 de novembro. A colheita é regulamentada por lei, que só permite a saída do material da região do Jalapão em peças já produzidas pela comunidade local, visando a sustentabilidade ambiental, social e econômica. As peças são comercializadas no Brasil e no exterior.

 

Todos os anos, no mês de setembro, ocorre a Festa da Colheita do Capim Dourado, quando são realizadas exposições de artesanato, degustação de pratos típicos, shows regionais, desfiles de artesãs, entre outros eventos, na comunidade quilombola de Mumbuca, localizada no município de Mateiros.

Comentários (0)