Para garantir a segurança e os atendimentos de saúde de urgências durante os cinco dias do 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que começa nesta quarta-feira, 6, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) e a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) montaram suas estratégias. Da parte da PMTO, o policiamento ostensivo de caráter preventivo e repressivo será intensificado no distrito. A Semus, por sua vez, terá um ponto de atendimento com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Praça Vereador Tarcísio Machado.
Conforme a PMTO, a ação busca ampliar a presença da Polícia Militar na localidade, diminuir os índices de crimes e por consequência aumentar a sensação de segurança na comunidade durante o evento que tradicionalmente reúne centenas de visitantes. A PMTO ainda desenvolverá ações proativas de policiamento motorizado, a pé, além de abordagens a pessoas e veículos nas proximidades do evento para coibir qualquer tipo de prática delituosa, garantindo assim a paz social e a segurança no local.
Nos dias da operação serão empregados, além dos militares do 13º BPM, Unidade responsável pela área, 100 policiais lotados no Comando do Policiamento da Capital (CPC) e no Comando de Policiamento Especializado (CPE)), que serão designados por meio de escala ordinária e extraordinária.
Além do Samu, a Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, localizada no distrito, estará funcionando 24 horas por dia durante o evento. Na unidade de saúde terá uma equipe multiprofissional para atendimento de baixa complexidade. De acordo com a coordenadora da Urgência e Emergência da Semus, Cibele Costa, a presença do Samu é para assegurar assistência a eventualidades que exijam um suporte rápido e seguro.
Outros serviços
Para garantir a segurança alimentar da população, a Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) estará em atividade durante o evento para fiscalizar o cumprimento das normas dos ambulantes e participantes inscritos do FGT. Caso os circulantes identifiquem irregularidades, eles podem abordar imediatamente os inspetores atuantes.
Comentários (0)