O vereador de Itapiratins Marcos Aurélio Sousa entrou em contato com o Portal T1 Notícias para relatar que desde o mês de abril, período em que se findaram as chuvas na região, a população do município, com cerca de 3.532 habitantes e que fica às margens do Rio Tocantins, está sofrendo com falta de água.
De acordo com o vereador, uma ação foi movida na Justiça do município, em que foi determinada, por meio de limitar, a obrigação da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) de sanar todos os eventuais problemas que estão gerando a falta de água.
A liminar determina ainda que caso haja descumprimento da ATS, deverá ser aplicada multa diária de R$ 5 mil. Porém, segundo Sousa, além do problema não ter sido resolvido, até o momento não houve cobrança de multa ou qualquer ação que obrigue a Agência a cumprir com suas obrigações.
Desde o mês de abril a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) está bombeando água de Tupiratins, cidade que margeia o outro lado do Rio Tocantins, para abastecer a caixa d’água que distribui água para todo o município de Itapiratins. Porém, segundo Sousa, a água não é suficiente e toda população tem apenas o período da madrugada para abastecer recipientes com água que servirá para todo o dia.
Prefeitura não se manifesta
A assessoria do prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro, disse ao T1 que o gestor municipal está viajando, com retorno previsto para a próxima segunda-feira, 28.
Agetrans
Já a Agência de Máquinas e Transportes informou, por meio de nota, que o caminhão foi um pedido da ATS e que se a Agência precisar de mais caminhões para atender a população, deve solicitar à Agetrans, que irá atender dentro das possibilidades e disponibilidades do órgão.
ATS alega empenho
Comentários (0)