A população da cidade de Presidente Kennedy, a cerca de 270 km de Palmas, está sofrendo com a recorrente falta de água, principalmente nesse período de estiagem no Estado. A Prefeitura disse que a situação persiste desde o mês de julho e uma ação judicial chegou a determinar que a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) perfurasse um novo poço artesiano no município. No entanto, mesmo com a medida o problema não foi sanado.
Segundo o prefeito, Ailton Francisco a parte alta da cidade continua sem água nas torneiras há dois meses, e a prefeitura está utilizando um trator para buscar água e distribuir entre as casas, tentando amenizar a situação. “Como previmos a situação se agravou neste mês de agosto”, afirmou o prefeito.
O prefeito ainda diz que a ATS cumpriu a determinação e perfurou o poço artesiano, porém, o mesmo não alcançou a vazão de água necessária para sanar o problema. O poder público municipal questiona ainda por que não foi consultado sobre a localização do poço perfurado, ou buscado para colaborar de alguma forma. “O resultado é este, a população continua sem água”, afirma o prefeito Ailton Francisco.
História
O problema não é recente. O abastecimento de água, que está sob responsabilidade da Agência Tocantinense de Saneamento, chegou a ser tema de audiência pública em 2015.
Segundo Ailton, os vereadores do município buscaram a Prefeitura para informar a intenção de realizar uma manifestação popular em favor de uma solução definitiva para o problema. “Da nossa parte, enviaremos ofícios a empresa responsável e ao Ministério Público Estadual pedindo providências imediatas”, garante, sem descartar a possibilidade de decretar calamidade pública, caso o abastecimento não seja regularizado.
Em nota a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informou que já perfurou um poço artesiano no município e que em função da baixa vazão do sistema que atende a cidade será perfurado mais um poço, possivelmente nos próximos 30 dias.
Confira a íntegra da nota
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), informa que já perfurou um poço artesiano em Presidente Kennedy no início de agosto, chegando a 294 metros de profundidade. Entretanto, mediante a continuidade da baixa vazão do sistema que atende a cidade, decidiu pela perfuração de mais um poço. A execução está em estudo e deve ocorrer nos próximos 30 dias, tendo em vista que o investimento carece de licitação.
(Com informações da Ascom)
Comentários (0)