Estudantes da rede estadual dos assentamentos do município de Araguacema não estão indo para a escola por problemas no transporte escolar, entre eles a falta de combustível nos ônibus. As aulas iniciaram na última segunda-feira, 4, e são para reposição da greve dos professores ainda de junho de 2015. Os alunos além de faltarem estão sem fazer provas.
Segundo explicou o secretário municipal de Educação, Valdir de Souza Araújo, o município tinha um convênio firmado com o Governo do Estado, porém o mesmo finalizou em dezembro de 2015 e por isso a prefeitura não tem condições de realizar o transporte dos alunos.
“Não temos condições de abastecer e fazer o transporte. O convênio finalizou em dezembro do ano passado e ainda temos repasses do Governo para receber de 2014. Estamos à disposição para fazer um acordo e buscando meios para resolver a situação”, explicou Araújo.
O secretário afirmou que algumas medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação até a próxima semana.
Sem licitação
De acordo com o secretário, os problemas continuam uma vez que os ônibus responsáveis pelo transporte dos alunos são locados e uma nova licitação terá que ser feita, pois a anterior também venceu no fim de 2015.
“Uma nova licitação tem que ser feita para regularizar a situação, pois os ônibus são locados e venceu em dezembro também”, afirmou.
Sem motoristas
Outro ponto levantado por Araújo é o fim do contrato com alguns motoristas que estão previstos para acontecer somente no mês de fevereiro, quando realmente iniciam as aulas referentes ao período letivo de 2016.
Seduc explica
Em nota a Secretaria Estadual de Educação explicou que que o pagamento do repasse referente à décima parcela de 2015 será pago em janeiro, conforme acordo firmado com a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). Referente à dívida de 2014, vale ressaltar que foram pagas, nesta gestão, seis parcelas em atraso e as demais serão quitadas neste mês
Colégio nos assentamentos
O diretor do Colégio Estadual de Araguacema, Mauricio Carneiro Nunes, disse ao Portal T1 Notícias que a equipe de professores fez uma reunião e estão se organizando para irem ao assentamento Santa Clara para aplicar um simulado aos alunos e assim garantir a nota dos estudantes.
“Vamos marcar um dia, entrar em contato com todos alunos para então ir ao assentamento e aplicar um simulado de todas as disciplinas, assim garantimos as notas daqueles alunos que não podem vir até a escola”, explicou Carneiro.
Confira a nota na íntegra
Sobre o transporte dos estudantes da rede estadual de Araguacema, a Secretaria de Estado da Educação informa que o pagamento do repasse referente à décima parcela de 2015 será pago em janeiro, conforme acordo firmado com a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).
Referente à dívida de 2014, vale ressaltar que foram pagas, nesta gestão, seis parcelas em atraso e as demais serão quitadas neste mês, solução acordada também com a ATM.
Comentários (0)