Porto Nacional assina contrato para restaurar Museu Histórico e Casa de Cultura

Município foi contemplado pelo Novo PAC Seleções e inicia estudos para recuperar dois dos principais patrimônios históricos do Centro Histórico

Crédito: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Porto Nacional deu mais um passo na preservação de seu patrimônio histórico. Nesta sexta-feira, 25, o município firmou contrato para a elaboração do projeto de restauração do Museu Histórico e da Casa de Cultura, localizados no Centro Histórico. A ação integra o Novo PAC Seleções, programa federal que contempla 105 cidades brasileiras com recursos para a preservação cultural.

 

O documento foi assinado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Palmas, entre a Superintendência do Iphan no Tocantins e a empresa TS2 Arquitetura e Construções LTDA., de Mato Grosso do Sul, responsável pela elaboração dos estudos. A cerimônia contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel, do secretário municipal da Cultura e do Turismo, representantes da empresa e da equipe técnica do instituto.

 

“Nós sabemos que Porto Nacional é protagonista também na criação do Tocantins. Tudo começa por Porto Nacional e a nossa responsabilidade é muito grande. Por isso, estamos aqui hoje, assinando esse contrato para garantir o estudo profundo, para que nós possamos executar, recuperar e restaurar, eliminando as patologias no nosso Museu e na nossa Casa Cultural. Estaremos com a empresa fazendo todo esse levantamento e já com os recursos que nós estamos trabalhando com a bancada federal para que nós consigamos restaurar o nosso Museu, a nossa Casa de Cultura e com certeza vamos dar andamento, trabalhar em quatro mãos nessa gestão para que a gente consiga entregar de forma mais digna o nosso Centro Histórico”, disse Ronivon.

 

Segundo a superintendente do Iphan no Tocantins, Cejane Pacini, o projeto evidencia a importância cultural das edificações. “A cidade de Porto Nacional foi contemplada e trabalhamos em parceria com a prefeitura para que estivéssemos um projeto de restauração de uma edificação muito emblemática para o patrimônio de Porto Nacional e que faz parte da compreensão do que a gente tem de arquitetura colonial no território brasileiro. Então, esse edifício é muito significativo não só para os portuenses, mas para todos nós brasileiros, e a partir desse projeto, inclusive, a gente vai estruturar um projeto de forma que a gente socialize esse patrimônio existente naquele Museu”, ressaltou.

Comentários (0)