Nos próximos dias 12 e 13 de julho, a cidade de Porto Nacional receberá milhares de pessoas, oriundas da zona rural portuense, de outros centros urbanos do Tocantins e de estados como Goiás, Piauí, Pará e Maranhão, para a missa solene que celebrará os 100 anos da Diocese e as festividades cívicas alusivas aos 154 de emancipação política do município.
No dia 12 de julho, as 7h30, a Avenida Beira Rio será palco da 1ª Corrida de Porto Nacional, que terá um percurso de 7 quilômetros. No início da noite, às 19 horas, acontecerá uma missa solene em frente à Catedral Nossa Senhora das Mercês, celebrada pelo Núncio Apostólico, Giovanne Doniello, representante do Papa Francisco na solenidade de celebração dos 100 anos da Diocese portuense.
Memorial
Após a missa solene, por volta das 21 horas, o prefeito Otoniel Andrade convidará os presentes para, ao som da Banda de Música Mestre Adelino, seguirem até a Avenida Beira Rio, onde serão inauguradas obras de revitalização daquele espaço e também o Memorial dos Heróis Tocantinenses. Em seguida, às 22 horas, acontecerá o show do cantor padre Alessandro Campos e à meia noite haverá a queima de fogos, anunciando mais um aniversário de emancipação política do município.
154 anos de emancipação e 277 de história
No dia 13 de julho, a partir da 8 horas, na Praça do Centenário acontecerá o Desfile Cívico em alusão ao aniversário de Porto Nacional, que completa 154 anos de Emancipação Política e 277 de história. A noite, na Avenida Beira Rio, acontecerá um show com a cantora gospel Cassiane.
História
Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações desciam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará. Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre.
(Com informações da Ascom Porto Nacional)
Comentários (0)