Porto Nacional descarta caso de sarampo em bebê, mas mantém alerta com nova suspeita

Primeira notificação foi descartada após exames; segundo caso, de paciente adulta, segue em investigação no Hospital Regional. Autoridades reforçam importância da vacinação

Crédito: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a suspeita de sarampo registrada no Hospital Materno-infantil Tia Dedé foi descartada oficialmente. A confirmação foi feita após a realização de exames específicos que não identificaram a presença do vírus.

 

A notificação inicial foi no Hospital Materno Tia Dedé, onde a Secretaria Estadual da Saúde também foi acionada pela vigilância Municipal, após o atendimento de uma criança de 11 meses com sintomas suspeitos. A criança recebeu todos os cuidados necessários e de isolamento, tendo alta com melhora clínica na quarta-feira desta semana.

 

Apesar do diagnóstico negativo, a pasta segue com ações contínuas de prevenção e alerta a população para procurar as unidades de saúde para verificar se o esquema vacinal está completo.

 

O sarampo, uma doença viral grave e extremamente contagiosa, voltou a circular no Tocantins, reacendendo o alerta das autoridades de saúde. A responsabilidade pela erradicação do sarampo é coletiva, e cada dose aplicada representa um passo na proteção da comunidade. O retorno do sarampo reforça uma verdade simples, mas essencial: vacinas salvam vidas.

 

Caso em investigação

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional foi notificada de um segundo caso em investigação, aguardando o resultado de um exame laboratorial para confirmar ou descartar a nova suspeita de sarampo. A paciente é adulta e segue internada no isolamento do Hospital Regional da cidade.

Comentários (0)