Porto Nacional se prepara para receber Rally dos Sertões; saúde já está equipada

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) estará preparada, com médicos e toda a equipe de enfermagem, para atender qualquer demanda emergencial. Samu também estará de plantão.

Crédito: Dornil Sobrinho - Secom Porto Nacional

 

 

Na expectativa para a chegada do Rally dos Sertões, que desembarca em Porto Nacional no dia 28 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde e toda a rede de apoio já estão preparadas para atender, da melhor forma, a equipe de competidores, bem como turistas, visitantes e a comunidade local.

 

As equipes de urgência e emergência ficarão de plantão no Circuito Sertões para acolher pilotos, navegadores e todos os envolvidos na competição, prestando assistência à saúde e desenvolvendo ações preventivas, como a saúde bucal, e orientações de combate às doenças sexualmente transmissíveis.

 

As equipes também farão ofertas diferenciadas, disponibilizando fisioterapeutas, terapeutas e massagistas para cuidar da parte muscular dos atletas, tantos com dores pontuais, como os que estão com desconfortos musculares generalizados. As massagens relaxantes vão aliviar as tensões dos competidores causadas pela alta adrenalina gerada durante a competição.

 

Cerca de 20 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas, massagistas e educadores físicos proporcionarão um relaxamento exclusivo para os pilotos, acolhendo-os especialmente. Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Liga de Urgência e Emergência do ITPAC também vão participar das ações.

 

Isso tudo, considerando que a equipe Rally do Sertões estará enfrentando uma jornada de viagens longas, horas dentro de veículos, com tempo seco e quente, tensão, e bastante poeira pelo caminho.

 

Também serão entregues para os participantes da grande comitiva Sertões, kits educativos informando que a Saúde Municipal carrega a bandeira da prevenção e promoção da saúde, com orientações direcionadas aos “Desbravadores do Brasil” – equipe e atletas que trafegam o interior do país em busca de emoção.

 

A Unidade de Pronto Atendimento de Porto Nacional (UPA) - 24 horas - estará totalmente preparada, com médicos e toda a equipe de enfermagem, para atender qualquer demanda emergencial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estará de plantão.

 

A Secretaria Municipal da Saúde comunicou à Secretaria de Estado da Saúde sobre a chegada do evento em Porto Nacional, inclusive contando com a grande quantidade de pessoas, cerca de 2 mil, que a cidade vai receber, em um só dia.

 

O Hospital de Referência de Porto Nacional deve estar preparado para as urgências maiores, para acolhimento e assistência aos que procurarem os serviços da Unidade.

 

Imunização

 

Outro ponto importante é a preocupação com a prevenção de doenças. O Brasil está com surto de Sarampo em alguns estados, e “o Tocantins está fora da linha vermelha de alerta”, sem nenhum caso suspeito e nem identificado.

 

Ainda assim, a Secretaria Municipal da Saúde fará uma “ação de bloqueio” junto à comitiva Sertões, onde será feita a checagem dos cartões vacinais das equipes, como forma de averiguar se as vacinas estão em dias e, consequentemente, preparar estratégias de cuidado, prevenção e orientação, mostrando que o Tocantins e Porto Nacional estão fora do vírus do Sarampo.

 

Caso necessário, as vacinas serão oferecidas após um levantamento do histórico de Sarampo do indivíduo, para verificar a necessidade da imunização, sempre dentro dos parâmetros apontados pelo Ministério da Saúde.

 

Atualmente, as vacinas são destinadas para crianças de 1 ano aos 15 meses de idade, mas como o Município receberá pessoas de todo o país e também das Américas, a cobertura vacinal estará disponível para as demandas necessárias.

Comentários (0)