Porto Nacional sedia lançamento PAM da região central do TO

Prefeito Otoniel Andrade recebeu prefeitos que participaram da assinatura de protocolo do PAM – Programa de Assistência aos Municípios...

Otoniel recebeu prefeitos
Descrição: Otoniel recebeu prefeitos Crédito: Murilo Magalhães

No início da tarde deste último dia 12 de agosto, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, como anfitrião, recebeu em seu gabinete 18 prefeitos da Região Central do Tocantins, que estiveram na cidade para participar do lançamento e assinatura de protocolo do PAM – Programa de Assistência aos Municípios, uma iniciativa do Governo do Tocantins que já recuperou 2,6 mil quilômetros de estradas vicinais em todo o Estado.

Segundo o secretário de infraestrutura de Porto Nacional, Paulo Augusto Barros Siqueira, estas obras serão de fundamental importância para o desenvolvimento destes municípios Trata-se de uma iniciativa governamental que obras permitirá melhorias substanciais na malha viária rural beneficiando cerca de 320 mil famílias”, lembrou ele.

Para Kaká Nogueira, secretário estadual da Infraestrutura e o presidente da Agetrans, estas ações do Governo do Tocantins já atingiram 2,6 mil quilômetros de estradas vicinais todas recuperadas através do Programa de Assistência aos Municípios através. “somente como parâmetro informativo, a Residência de Porto Nacional, com seu maquinário e homes vão recuperar 4,5 mil quilômetros de estradas vicinais neste período pré-acertado com os prefeitos envolvidos neste programa regional, momento em que serão beneficiados rotas escolares e produtores rurais, favorecendo o escoamento da produção”, frisou.

Por sua vez, o chefe do executivo portuense, Otoniel Andrade, como anfitrião do encontro e falando em nome dos demais prefeitos, enalteceu a iniciativa do Governo do Tocantins por voltar suas ações de infraestrutura em favor dos municípios tocantinenses. “quero aqui destacar que nosso homem do campo, pessoas simples e trabalhadora, os nossos produtores, geradores de riquezas, necessitam com prioridade de estradas vicinais em condições de trafegabilidade para o escoamento de suas produções. É por isso que todos nós, prefeitos desta rica e produtiva região central do Tocantins, queremos agradecer ao Governador Siqueira Campos por tão acertada e revolucionária iniciativa. Temos a mais clara das certezas de que sem esta união, sem esta parceira, seria impossível atender as demandas que vem do campo, onde parcela significativa dos nossos munícipes moram e produzem emprego, renda e muita riqueza”, finalizou.

O que é o PAM

O PAM  – Programa de Assistência aos Municípios, foi idealizado e lançado ainda no mês de junho de 2013, com atuação inicialmente na região Norte do Estado, mais precisamente nos municípios que compõem o Bico do Papagaio. A mecânica do programa funciona em forma de parcerias: o Governo do Estado cede o maquinário, o abastecimento e seus profissionais, enquanto as prefeituras ficam responsáveis pela alimentação e hospedagem dos envolvidos nas ações. Além disso, as autoridades dos executivos locais devem eleger as locais que necessitam da intervenção das máquinas, que pelo acordo assinado em Porto Nacional, passarão 15 dias em cada município.

Comentários (0)