Patrimônio municipal e registro vivo da memória da Capital, o Museu Casa Suçuapara passará por uma reforma. A ordem de serviço para execução da obra será assinada nesta terça-feira, 23, às 18 horas, no Parque Cesamar, quando a prefeita Cinthia Ribeiro anunciará também outras obras para o parque.
Dentre as ações que serão realizadas na reforma estão a remoção do telhado para adequação da estrutura de madeira e substituição de telhas, impermeabilização e controle de pragas, pintura interna e externa, e adequação das luminárias e instalações elétricas, reparos nas esquadrias (portas e janelas) e adequação e regularização do contra piso do calçamento externo.
Museu Casa Suçuapara
Instalado no Parque Cesamar, o Museu Suçuapara foi sede da antiga Fazenda Triângulo, localizada onde foi construída a Capital do Tocantins. Após a desapropriação de todas as propriedades para a implantação de Palmas, essa Casa foi a única que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor e serviu de palco para tomada de decisões governamentais no início da construção da cidade.
Foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, de janeiro a maio de 1990. Depois disso, funcionou como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), além de outros usos. Após diversas manifestações populares a favor da preservação do bem, o município efetivou o tombamento definitivo da Casa Suçuapara através do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005.
Comentários (0)