A Prefeitura de Palmas baixou decreto na noite desta sexta-feira, 17, em que permite o funcionamento de lojas de material de construção e de empresas construtoras de imóveis. A prefeita Cinthia Ribeiro levou em consideração o comprometimento das empresas da construção civil adotarem medidas necessárias para diminuir o risco de transmissão do coronavírus (Covid-19) nos canteiros de obras.
Recentemente, representantes do segmento empresarial estiveram reunidos com o Comitê Gestor da Prefeitura de Palmas, ocasião em eu assumiram a responsabilidade de tomarem as devidas precauções.
A decisão, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta, de acordo com a prefeita, faz parte do Plano Estratégico de Descontingenciamento. A prefeitura da Capital levou em conta a “necessidade de continuidade das obras para assegurar a manutenção de postos de trabalho e retornar, de modo gradativo no município, à normalidade da economia”.
O Município também observou a necessidade de continuidade das obras civis para assegurar a manutenção dos postos de trabalho e retomar de forma gradativa, a manutenção da economia.
Conforme o decreto, nos canteiros de obras as empresas ficam obrigadas a fornecer lavatórios com água e sabão, álcool a 70% e orientar os trabalhadores sobre a higienização das mãos no início da atividade e a cada duas horas. A empresa deverá restringir a entrada e circulação de pessoas que não trabalham nos canteiros de obras.
No local das obras deverá ser mantida distância social em ambientes fechados como escritórios e refeitórios, de forma a preservar a distância mínima de dois metros entre as pessoas.
Lojas de materiais de construção
O horário de funcionamento das lojas de materiais de construção será de 9 às 17h, a fim de evitar aglomeração no transporte coletivo. Os estabelecimentos também deverão definir horários e setores exclusivos para atendimento de idosos, bem como a capacidade de carga, a fim de garantir a distância mínima de dois metros entres as pessoas.
Não será permitida a presença de colaboradores que se enquadram nos grupos de risco ao coronavírus, como gestantes, hipertensos, diabéticos, doentes pulmonares e outros.
Plano Estratégico
A retomada gradativa de algumas atividades econômicas está embasada no Plano Estratégico de Descontingenciamento e leva em consideração os indicadores e cenários apontados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, que monitora e acompanha todas as situações relacionadas à pandemia do coronavírus.
Com base no plano, a Prefeitura reabriu o espaço da Feira da 304 Sul para a comercialização de produtos in natura pelos feirantes, e as casas lotéricas.
Comentários (0)