Prefeito de Gurupi vai à Espanha em busca de novas parcerias

Laurez Moreira foi acompanhado de dois secretários. No país europeu conheceram novas tecnologias usadas nos aterros sanitários e também viabilizaram parcerias para a Unirg...

Prefeito de Gurupi vai à Espanha
Descrição: Prefeito de Gurupi vai à Espanha Crédito: Ascom

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, em companhia do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Gurupi, Pedro Dias, e do secretário de Promoção e Atração de Investimentos do Estado do Tocantins, Divaldo Rezende, viajou à Espanha entre os dias 26 e 30 de agosto.

Durante a estadia o prefeito e os secretários visitaram um aterro sanitário na cidade de Madrid, conhecendo as tecnologias adotadas para a área de resíduos sólidos, bem como o tratamento dos resíduos na cidade de Valencia.

De acordo com o prefeito, o contato com as tecnologias adotadas serve como incentivo para que medidas, em menor proporção, possam ser adotas na cidade de Gurupi, beneficiando o tratamento de resíduos do município.

Visando apresentar os potenciais turísticos e de agronegócios de Gurupi e região, o prefeito falou com representantes de empresas agroalimentares da região de Extremadura, que viram potencial na cidade para instalação de indústrias alimentícias.

Outro objetivo da viagem foi a busca de parcerias estratégicas para a Unirg. O prefeito e os secretários, junto à Fundação LAFER, discutiram a possibilidade de uma futura parceria entre a Unirg e universidades e institutos espanhóis para o desenvolvimento do curso internacional de Gestão Agroalimentar.

De acordo com Laurez Moreira, a visita de três dias teve um grande proveito, pois além de buscarem parceiros eles também puderam conhecer o projeto na área de saúde, que vem sendo implementado em diferentes cidades do mundo, e desenvolvimento de pesquisas científicas.

A comitiva pode conhecer os detalhes do projeto com a BARRP, onde o presidente da empresa, Lamela, reforçou a dinâmica que um projeto como este pode trazer a um município como Gurupi, devido à sua posição geográfica.

Para os secretários Pedro Dias e Divaldo Rezende, a viagem propiciou um bom momento de oportunidades a serem exploradas em favor do município, e ainda, segundo o prefeito, Gurupi poderá se tornar um ponto central de distribuição de produtos vindos da Europa, transformando o município num centro de logística do Estado.

Comentários (0)