O secretário Municipal de Saúde, Nicolau Esteves, anunciou na tarde desta quinta-feira, 11, a locação de cinco ambulâncias para atender os serviços de urgência e emergência em Palmas. Ele também informou que as nove ambulâncias do Samu (Serviço Atendimento Móvel de Urgência e Emergência ), que estavam com problemas mecânicos, passarão por uma completa manutenção.
Segundo o secretário, as ambulâncias locadas ficarão por cerca de 30 dias em operação na Capital com um custo diário por veículo de R$ 500.00 “Salvar vidas não consideramos custo e sim um investimento. Elas foram contadas em várias praças e o preço é de mercado. E a partir de hoje a população de Palmas já não vai ficar mais desasistida ”, disse.
Para solucionar a falta de médicos, Esteves divulgou que a secretaria está aderiu o programa Mais Médicos do Governo Federal para a contratação de 20 médicos para atuar nas ações voltadas à saúde família. “Esperamos que venham para a Capital médicos brasileiros, mas se não aparecerem candidatos do nosso país, supriremos a carência com profissionais do exterior”, afirmou.
Conforme o secretário, alguns insumos estão mesmo faltando nas unidades de saúde do município e, por esse motivo, foi determinado um levantamento do estoque disponível no estoque e o que será necessário adquirir para suprir a demanda pelos próximos seis meses.
Esteves também atribuiu os problemas que a saúde atravessa em Palmas a falta de repasse de recursos pela Secretaria da Saúde do Estado para atendimento aos serviços de urgência e emergência, que têm responsabilidades divididas entre governo federal, estadual e municipal. “ O Estado deixou de repassar para o Município cerca de R$ 3,5 milhões, mas já conversamos com os responsáveis, que se mostraram interessados em resolver a questão ”, afirmou.
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