A Prefeitura de Palmas anunciou, durante audiência pública na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 27, um investimento de mais de R$ 28 milhões em novas obras para a saúde da capital. Os recursos, provenientes do governo federal, serão destinados à construção de um Centro de Atenção Psicossocial tipo II (Caps II), uma policlínica no Jardim Aureny II, o primeiro Centro de Parto Normal da cidade e uma nova unidade de saúde no mesmo bairro.
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que as obras representam um avanço significativo para a rede de atendimento. “Estamos estruturando a rede para oferecer serviços mais acessíveis e humanizados”, acrescentou. Além das novas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entregará, nos próximos meses, as reformas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Vigilância Sanitária (Visa) e do Caps II.
Atendimentos
No 3º quadrimestre de 2024 (setembro a dezembro), a rede municipal de saúde realizou 3.259.208 atendimentos, incluindo consultas médicas, serviços odontológicos, vacinação e procedimentos especializados. As especialidades com maior demanda foram ginecologia e obstetrícia (3.262 atendimentos), oftalmologia (3.187) e ortopedia e traumatologia (3.083).
Em relação às Unidades de Pronto Atendimento (Upas), apenas 4,62% dos pacientes atendidos nas Upas precisaram ser encaminhados ao Hospital Geral de Palmas (HGP).
Obras em andamento
- Reforma da cozinha da UPA Norte.
- Reforma da Unidade de Saúde da Família de Buritirana.
- Modernização da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ).
Comentários (0)