A Prefeitura de Palmas apresentou ao Tribunal de Contas do Tocantins o projeto de ampliação da coleta seletiva de lixo na capital, durante reunião conduzida pelo conselheiro José Wagner Praxedes, que coordena ações para fortalecer a destinação adequada de resíduos sólidos no município. A agenda ocorreu na sexta-feira, 8, com a presença de secretários, diretores e integrantes da Terceira Relatoria.
Na ocasião, a gestão municipal apresentou como o sistema atual de coleta seletiva está estruturado, as bases já existentes e os projetos previstos para sua ampliação e melhoria. O plano multisetorial define os papéis de cada órgão envolvido e prevê a inclusão, nos próximos três anos, de recursos específicos nos orçamentos das secretarias, garantindo investimentos efetivos na modalidade. O projeto contempla ações integradas que vão desde a coleta de recicláveis até a conscientização e mobilização da comunidade.
“A Terceira Relatoria tem desenvolvido um trabalho intenso junto às secretarias do município de Palmas, com o objetivo de ampliar a coleta seletiva na capital. A atuação conjunta busca implementar novas estratégias e políticas públicas que contribuam para a redução do volume de resíduos sólidos destinados aos aterros e lixões, promovendo mais sustentabilidade e eficiência na gestão dos resíduos urbanos”, destacou Praxedes. Essa já é a segunda reunião que o TCE realiza com gestores municipais.
Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), Zeladoria Urbana, Educação (Semed), Saúde (Semus), Comunicação (Secom), Controladoria Geral do Município, Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).
Comentários (0)