Prefeitura de Colinas realiza poda de árvores como medida preventiva

O secretário de Infraestrutura e Obras, Jefferson Pires, destaca que as equipes estão finalizando a poda de árvores da Avenida Bernardo Sayão.

Crédito: Divulgação

Está sendo realizada a poda preventiva de árvores, em Colinas (TO), para que as plantas continuem saudáveis evitando a necessidade de futuros cortes definitivos. “Copas grandes atrapalham os galhos da parte baixa que podem morrer por falta de luz e com isso a madeira apodrece”, explica a engenheira ambiental do Município, Daniela Rocha.

 

A engenheira acrescenta que o ideal é que se faça o corte no final da época chuvosa. “Por isso está sendo adotada a poda neste período. Nessa região as estações não são tão definidas, mas o importante é que quando chegue o verão/primavera, as plantas já estejam cicatrizadas e em pleno crescimento”.

 

“Essas árvores cresceram muito, sem uma poda sistemática, essa poda agora vai possibilitar também a padronização do formato das copas, contribuindo para a estética do Município. Quando elas começarem a crescer novamente, virão saudáveis e no formato desejado”, acrescentou.

 

O secretário de Infraestrutura e Obras, Jefferson Pires, destaca que as equipes estão finalizando a poda de árvores da Avenida Bernardo Sayão. “Em seguida, vamos dar continuidade nos trabalhos, nas Praças da cidade. O peso de algumas copas tem causado quedas e estaremos fazendo correções também nas calçadas e com isso haverá cortes em algumas raízes”.

 

Porque podar uma árvore?

 

A engenheira ambiental do Município, Daniela Rocha, explica que o crescimento de uma planta ocorre de acordo com fatores externos. Elas precisam ser podadas regularmente porque senão a distribuição dos nutrientes fica prejudicada”.

 

É importante remover galhos quebrados ou doentes. “Eles retiram a força das árvores, por isso é tão importante a remoção. Um novo ramo irá nascer saudável novamente”.

 

Além disso, a engenheira destacou que o crescimento de uma copa mais baixa contribui para não atrapalhar a iluminação pública.

 

Outro fator, segundo a especialista, são os materiais necessários para a poda. “Não pode machucar o tronco, os ramos menores devem ser retirados com tesoura de poda e os galhos grossos e pesados, com motosserra, mas lembrando, sempre feita por pessoas que entendem do assunto para não prejudicar a planta”.

Comentários (0)