Prefeitura de Dianópolis apoia Romaria da Sucupira e fortalece a cultura da região

Encantado a Romaria, o prefeito de Dianópolis, José Salomão, destacou que o papel da gestão é respeitar e fortalecer as raízes do povo

Crédito: Divulgação

 

A Prefeitura de Dianópolis marcou forte presença na Romaria da Sucupira, com apoio irrestrito à realização da festividade, reforçando sua importância cultural. O prefeito José Salomão destacou que esse suporte é fundamental para “manter viva a tradição e o sucesso do evento!”

 



No coração do sudeste tocantinense, a tradição centenária continua a reunir milhares de fiéis em uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Tocantins. A Romaria da Sucupira, realizada anualmente no primeiro final de semana de agosto na zona rural de Dianópolis, representa um símbolo de fé, devoção e preservação cultural que atravessa gerações.

 



"Nosso papel enquanto gestão é respeitar e fortalecer as raízes do nosso povo. Fiquei encantado com o que vivenciei nessa Romaria, a infinidade de romeiros, a tranquilidade que foi esse evento, organizado, movimentado. Presenças honrosas de autoridades políticas, nunca antes um governador do nosso estado havia prestigiado a Sucupira, isso é a consolidação da importância da nossa cultura para o Tocantins! A valorização da nossa rica cultura é algo que precisamos e vamos continuar fomentando. Parabenizo também o padre Eldinei Carneiro, por sua estreia brilhante, vivendo a nossa Romaria”, destacou o prefeito José Salomão.

 



Através da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), a gestão municipal atua em diversas frentes, desde os preparativos iniciais até a conclusão da peregrinação. Serviços essenciais como a ligação de energia elétrica, manutenção com serviços de limpeza e controle da poeira com caminhão-pipa, são providenciados para garantir o conforto dos romeiros e visitantes. Além disso, a roçagem, pintura e reforma dos banheiros são realizados antes da Romaria, demonstrando o compromisso da Prefeitura com a valorização da cultura local e o fomento do turismo religioso.

 



O trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Obras e Transportes assegura a manutenção das estradas da Romaria, facilitando o acesso e a movimentação dos romeiros. O apoio humanizado se estende com a presença de um posto de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, com ambulância no local, enfermeiros e técnicos de enfermagem, reforçando o cuidado e a atenção da administração pública com a saúde dos participantes. Este ano, em especial, a Saúde também realizou um dia de vacinação, testagens rápidas para sífilis, HIV, hepatites B e C, atendimento odontológico, educação ambiental com a equipe de endemias e a disponibilidade de um médico veterinário para orientar a população sobre os cuidados com a leishmaniose.

 



Durante os dias de celebração, a comunidade rural se transforma em um verdadeiro centro de peregrinação. Missas diárias, terço das Mil Ave-Marias, batizados, levantamento do mastro, encontro das folias (encerramento do percurso dos foliões, após percorrerem a residência de diversos fiéis para almoço e pouso, preservando repertórios), coroações do rei e rainha de Nossa Senhora do Rosário e do imperador e imperatriz do Divino Espírito Santo, fogueira da sucupira e encerramento com a missa dos romeiros. Uma programação diversificada, tanto espiritual quanto cultural.

 



A Romaria contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero, o vice-governador Laurez Moreira, o presidente da Assembleia Amélio Cayres, deputados estaduais Claudia Lelis e Valdemar Júnior, deputado federal Vicentinho Júnior, o secretário de Turismo do estado, Hercy Filho e autoridades políticas locais e da região.

 



Realização: Paróquia São José, com apoio da Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com integração das Secretarias Municipais de Obras, Saúde e Meio Ambiente, Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo, deputados estaduais Valdemar Júnior e Eduardo Mantoan.

Comentários (0)