Prefeitura de Dianópolis inicia reforma da Praça da Capelinha, construída nos anos 50

A Prefeitura informa que, as pedras que estão sendo retiradas, serão reutilizadas na obra (na construção de uma passarela), com objetivo de preservar a história da construção do monumento

Praça da Capelinha é localizada no centro da cidade
Descrição: Praça da Capelinha é localizada no centro da cidade Crédito: Ceila Menezes

Construída nos meados de 1950, símbolo da história de Dianópolis, a Praça da Capelinha, localizada no centro da cidade, foi erguida em homenagem aos nove mortos no episódio chamado “quinta-feira Sangrenta”, fato ocorrido em 1919, onde teve as vítimas amarrados em um tronco, sendo mortas e enterradas no local.

 

Com proposta de valorização e preservação da história da “Terra das Dianas”, a Prefeitura, por meio de recurso do Ministério do Turismo, iniciou a obra de reforma e revitalização da Praça.

 

De acordo com o prefeito, Padre Gleibson Moreira, a obra tem como objetivo a valorização do patrimônio e acervo ligados a história da cidade. “Nossa cidade, além de ser um berço histórico, é uma das principais rotas turísticas do Tocantins. O investimento do MTur além de ajudar preservar a nossa história, valoriza e fomenta o turismo, uma vez que a Capelinha dos Nove é um dos monumentos que representa a história da cidade”, destacou.

 

A Prefeitura informa que, as pedras que estão sendo retiradas, serão reutilizadas na obra (na construção de uma passarela), com objetivo de preservar a história da construção do monumento. “Quando fizemos o projeto, pedimos que mesmo com aquisição de novo material, as pedras antigas fossem utilizadas em algum espaço, com o cuidado de preservar a história da obra, que é tão importante para a comunidade”, enfatizou o prefeito.

 

A obra, vem com a proposta de modernização e urbanização da praça, com um investimento de R$ 200.008,29 mil, indicados pelo advogado, Hercy Filho. “Nossa gratidão ao nosso amigo Hercy, que enquanto servidor do MTur, soube reconhecer a importância e a valorização da nossa cidade”, lembrou o prefeito. A obra terá prazo de execução de 150 dias.

Comentários (0)