O prefeito de Palmas, Carlos Amastha e o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Vanderir Ferreira, assinaram na noite desta quarta-feira, 31, contrato de mobilidade urbana com transferência de recursos da União ao Sistema de Transporte Público de Palmas, que terá um corredor exclusivo BRT, com 15,45km de extensão. Os recursos serão destinados a primeira fase do projeto, que compreende o trecho entre a Avenida LO-29 até o Taquari e o Taquaralto. O investimento é de R$ 237.915.304,00 (duzentos e trinta e sete milhões, novecentos e quinze mil e trezentos e quatro reais) já liberados pelo Ministério das Cidades.
“Avançamos positivamente graças uma equipe de profissionais competentes. Conseguimos recursos junto ao Governo Federal para o grande projeto que irá revolucionar a mobilidade da Capital do Tocantins, o BRT”, enfatizou o prefeito.
O superintendente da Caixa, Vanderir Ferreira, elogiou a gestão e destacou várias parcerias da Prefeitura junto ao Governo Federal, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida. “Estamos assinando um dos maiores contratos de mobilidade urbana do Tocantins”, disse.
O Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo inspirado em grandes exemplos de obras de transporte coletivo adaptado à realidade e capacidade de Palmas, devendo facilitar a mobilidade urbana, contribuir com a organização dos espaços urbanos e ser um propulsor de desenvolvimento econômico. O BRT deverá promover também melhorias em segmentos como saúde, educação, habitação, e economia, tendo o transporte público multimodal como eixo de desenvolvimento.
O projeto contará com a implantação de um eixo de 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Theotônio Segurado será a base da via e as pistas de tráfego de veículo serão mantidas.
No canteiro central circularão os ônibus rápidos com energia limpa e ainda quase 17 Km de ciclovia, 8,5 km de calçadas, sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para tráfego de coletivo urbano.
Estações e Terminais
Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste.
Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem.
Na altura da Ulbra, o trajeto do BRT será desviado para esquerda por meio de um viaduto, passando pela futura Vila Olímpica, chegando na Avenida NS 10, onde uma ponte será construída sobre o braço do lago para dar acesso ao Setor Bertaville de onde a pista segue pelo Jardim Aureny III e Jardim Taquari.
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